Pular para o conteúdo principal

GUERRAS E PELEJAS

"De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?" (Tiago 4:1)

 Gostamos de reclamar das lutas, das batalhas, dos desertos em que entramos, dos sofrimentos, mas dificilmente paramos para analisar e assumir as nossas culpas, porque o mal vem sobre nós, pois de alguma maneira nós o buscamos. A Palavra diz que Deus não se deixa escarnecer e que tudo o que o homem semear com certeza ceifará. Mas as pessoas querem um deus bobinho, tolinho, bonzinho e tolerante com o pecado, que sempre perdoa, e que tem compromisso somente em fazê-las felizes. Não perceberam que esse deus não existe, que é o diabo que concorda e traz esse engano com o objetivo de conduzir o povo à destruição eterna. Temos um Deus justo e que nos cobra obediência, e, se não concordarmos com Ele, concordaremos com o adversário, e toda desobediência traz consequências. Assim, entendemos que todas as nossas lutas pelas quais passamos, vivemos, acontecem exatamente por causa das nossas ações, e, portanto, não devemos ficar pedindo a Deus para tirá-las, mas para examinarmos o porquê das lutas. Existem três tipos de lutas: a primeira, porque somos desobedientes - não respeitamos a Palavra de Deus e recebemos o devido castigo pela nossa desobediência - é simplesmente a Palavra de Deus se cumprindo. A segunda é quando sofremos por causa do Evangelho, mas esse sofrimento é diferente do primeiro, porque assumimos o risco, ou seja, é de maneira consciente, e não reclamamos, porque sabemos que é para Honra e Glória do Senhor. Afinal, como estrangeiros aqui neste mundo, ao fazer a vontade do nosso Senhor, são normais as lutas, mas passamos por elas em paz, porque a Paz do Senhor Jesus está sobre nós. Já a terceira é aquela que acontece em nossas vidas para que o Poder de Deus se manifeste em nossas vidas, para que sejamos testemunhas. Em todas as situações está tudo sob o controle de Deus, e o que passamos é para Honra e Glória do seu Nome, para que assim todos saibam que Ele é Deus. Se for por castigo a desobediências, a rebeldias, o Nome Dele é Glorificado. Se for por sofrer pelo seu Nome, pelo Evangelho, o seu Nome é Glorificado. Se for para que o seu Poder se manifeste, então se comprova que seu Nome é Glorificado.
 "Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis." (Tiago 4:2). Mas a maioria vive em constantes lutas, procura, almeja de todas as maneiras o ter, o possuir, e tudo faz para alcançar o objetivo. De uma maneira honesta, trabalham dez, doze horas por dia, ou mais, deixam a família em segundo lugar, esquecem-se de Deus e se dedicam ao trabalho em busca de riquezas. Preparam-se desde cedo, passam a maior das suas vidas em escolas, faculdades, fazendo curso para terem capacitação para ganharem mais. Outros agem de maneira desonesta, são maldosos e tudo fazem para obter lucros, e não têm pudor em mentir, extorquir, e até mesmo matar para alcançar o que desejam. Pessoas com idade avançada continuam na corrida desenfreada para ter mais, não sabendo a hora da sua partida e nem para onde vão, e deixarão tudo para que outros desfrutem do seu esforço. As pessoas dedicam quase todo o seu tempo, sua vida para conseguirem dinheiro, crescerem financeiramente, mas vão sem levar nada. Deixam de buscar o principal, deixam de buscar Deus, de lutar de maneira incansável para terem vida abundante, para que vivam por toda a eternidade. Muitos vão aos templos em busca de Deus, mas somente para atender a seus pedidos imediatos, para socorrê-los agora, querem prosperidade, querem progredir aqui. Vão pedir aquilo com o qual o Senhor não tem compromisso, porque, se buscassem o que realmente é alimento, conseguiriam, e temos que saber que o Senhor cuida dos seus, o seu Maná é real. "Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." (Tiago 4:3). Vão a templos e fazem campanhas de todos os tipos, participam das fogueiras santas, de desafios, tentam negociar com Deus, tentam comprar a bênção. Tentam de todas as maneiras e nada conseguem, ficam anos em templos como religiosos e nada obtêm, isto porque pedem o que não devem e somente para desperdiçar, porque não podemos e nem devemos andar preocupados com as coisas dessa vida, porque, se somos realmente filhos, se somos discípulos de Jesus, o seu Maná não faltará. Se lhe obedecermos e buscarmos primeiramente o seu Reino, Ele mesmo enviará o nosso sustento, o que nos é necessário, porque Ele conhece as nossas necessidades. O que temos que saber é que o Senhor não tem compromisso com luxo, Ele prometeu somente nos manter aqui, porque aqui é só passagem para a vida ou para a morte.
 "Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." (Tiago 4:4). Todos os que buscam o Senhor somente para obterem ajuda, socorro, para obterem coisas materiais são adúlteros. Sim, porque estão adulterando a Palavra de Deus e estão também traindo, adulterando com o mundo o que esperam obter de Deus. Por esse motivo nada conseguem, porque querem viver no mundo, querem desfrutar dos prazeres do mundo e de tudo o que ele oferece, e para isso querem que o Senhor os capacite para isso. Mas não perceberam que estão na qualidade de adversários, inimigos de Deus, e jamais obterão vitória, e na verdade o que os espera é somente vergonha, sofrimento e morte eterna. Ser cristão é andar na contramão do mundo, é não ter acordo com o mundo e com o que ele oferece. É sofrer, é sentir dores, mas carnais, é mortificar a carne, mas fortalecer o espírito, afinal, vivemos para Cristo, que morreu por nós. Somos batizados na morte Dele, e assim trazemos em nossos corpos a sua morte. "Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?" (Tiago 4:5). Portanto, temos que ter discernimento para compreender que Deus tem zelo, ciúmes de nós, e, quando o traímos, adulteramos, recebemos a devida punição. Assim como um marido não aceita que a sua esposa o traia, da mesma maneira ou com muito maior rigor o Senhor nos trata. Temos que compreender que somos a noiva, e que Jesus é o noivo, e não permite adultérios, os que tentam adulterar são expulsos. Todos os que querem viver, desfrutar dos prazeres do mundo, querem viver praticando as obras da carne não fazem parte da sua igreja, não são sua noiva, não é seu povo. E Ele mesmo disse: "quem comigo não ajunta espalha"."Antes, Ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4:6-7).Deus não aceita e nem permite os soberbos em sua presença, os que não são humildes e dependem Dele, os que abandonam a sua força, a sabedoria mundana, a lógica terrena e vivem somente guiados pelo Espírito. Todos nós temos condições de vencer, basta nos submetermos ao Senhor e resistir à vontade e aos desejos da carne. Basta resistir às tentações, porque o nosso adversário trabalha com emoções, trabalha com os desejos; se resistirmos, se nos submetermos ao Senhor, com certeza venceremos. Tudo podemos no Senhor, depende das nossas escolhas. "Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e Ele vos exaltará."(Tiago 4:8-10). 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
 Um abraço,
 Pr.Henrique Lino
Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c