Pular para o conteúdo principal

VISÃO E REVELAÇÃO

"E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor." (Atos 9:10)

 Temos que aprender a diferenciar sonho, pensamentos e revelações de visões. Visão é o que é visto, é aquilo que vemos com os olhos nus, aquilo que enxergamos de maneira clara. Sonhar não é visão, é um sonho e, é claro que o Senhor pode nos falar por sonho, mas continua sendo um sonho. Também podemos receber revelações quando o Espírito Santo nos fala de forma particular, quando ouvimos uma voz interior, quando ouvimos de dentro para fora, e não ao contrário. Visão é quando, independentemente do lugar onde estejamos, de repente, diante de nós, se abre um espaço, algo como uma tela, onde vemos pessoas, objetos, situações e ouvimos também se alguém nos fala, mas, apesar de vermos e ouvirmos o que acontece naquele espaço, naquela tela, temos ciência de tudo o que acontece ao nosso redor e sabemos onde estamos. Esclareço, porque ouvimos muito pessoas dizerem que tiveram visões, que viram isto ou aquilo, sem nunca terem visto nada. Queremos dizer que o Senhor em visão chamou Ananias, que era um servo do Senhor, para encarregá-lo de uma missão. Devemos saber que todas as visões e revelações têm um propósito claro e definido. Geralmente é uma missão, é para enviar a pessoa para falar, alertar, exortar alguém, uma ou várias pessoas, sobre assuntos definidos. O Senhor não dá nenhuma visão confusa, em que a pessoa não sabe bem o que significa, ou não entende. Também o Senhor não utiliza linguagem antiga, ou diferente, para nos falar ou nos mandar uma mensagem, para transmitir algo. "E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando; E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver." (Atos 9:11-12). O Senhor, então, em visão informa a Ananias que havia um homem de Tarso, por nome Saulo, que se encontrava na casa de um homem de nome Judas, que morava na rua direita. E que esse Saulo estava orando lá, e em uma visão tinha visto um homem chamado Ananias que vinha orar com ele com imposição de mãos, e ele voltava a enxergar. Portanto, o Senhor está dizendo que Saulo estava cego e que já tinha mostrado a ele que Ananias iria lá orar, e que na oração ele voltaria a enxergar. Saulo, cego, tivera uma visão.
 "E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu Nome."(Atos 9:13-14). Observemos que mesmo na visão a pessoa tem consciência de tudo e interage. Ananias falou com o Senhor, falou que sabia e conhecia esse Saulo e sabia das intenções dele ao ir para Damasco, porque Saulo tinha se dirigido a Damasco com o propósito de prender a todos os que falassem, defendessem ou pregassem o nome de Jesus Cristo. Todos os cristãos temiam esse Saulo, pois já tinha feito muito mal a eles, inclusive tinha concordado com a morte de Estevão. Assim, Ananias tenta se esquivar da missão que o Senhor estava lhe dando, por saber quem era o Saulo que o Senhor estava mandando procurar e com ele orar. Portanto, sabemos que em uma visão pode acontecer interação, como foi no caso com Ananias, mas que fique bem claro que não é um diálogo como uma oração, mas uma conversa real. Por mais espirituais que sejamos, a nossa carne sempre vai gritar, vemos que nesse momento Ananias não queria orar pelo perseguidor das igrejas, que era SAULO. "Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu Nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel." (Atos 9:15) O Senhor cala Ananias simplesmente determinando que ele vá, e ainda fala que Saulo é um escolhido Dele para que o Evangelho seja levado, pregado no meio dos gentios, e diante dos reis e das autoridades. Que também levaria a Palavra, a mensagem, para os israelitas, e que muitos iriam se converter ao Senhor através dele. Observemos que o Senhor informa a Ananias dos seus planos para Saulo, afirmando que era um vaso escolhido, alguém que Ele já tinha separado para a missão. Veja que Saulo ainda era um perseguidor, mas o Senhor já o tinha chamado e já o via como um grande evangelizador, como o foi de fato. Vemos que ser chamado para a obra, para a missão não é um chamado para a riqueza ou para o luxo e conforto. "E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome." (Atos 9:6). O Senhor informa a Ananias que mostrará a Saulo o quanto deverá sofrer por causa do Seu nome. Sabemos o quanto realmente Paulo sofreu, o quanto apanhou, foi expulso, escorraçado, humilhado, perseguido, preso e, no final, morto, por causa do nome do Senhor. Mas os pregadores de hoje, os que se dizem evangelistas, missionários querem conforto e luxo, e não se permitem sofrer.
 "E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo."(Atos 9:17). Ananias foi cumprir a missão que o Senhor lhe tinha determinado, e chegando à casa onde estava Saulo lhe disse que o Senhor Jesus, que tinha aparecido para ele quando estava no caminho para Damasco, tinha-lhe enviado para orar por ele. Quando o Senhor falou com Ananias em visão, não lhe disse que tinha aparecido para Saulo quando ele estava indo para Damasco, disse somente que ele estava orando na casa de Judas (não confundir esse Judas com Judas Iscariotes, traidor, Judas meio irmão do Senhor, porque este era outro, mesmo porque nomes como Judas, Jesus, Simão eram nomes muito comuns naquela época em Israel). Observemos que o Senhor, além de ter falado com Ananias em visão, também tinha lhe revelado o que acontecera quando Saulo estava indo para Damasco. Mas essa informação ele teve por revelação, o Espírito Santo lhe falou, portanto o Senhor falou com Ananias a respeito da mesma pessoa e da missão de duas maneiras diferentes. Visão e revelação. Ananias fala que foi enviado para orar por ele para que ele voltasse a enxergar e que também recebesse o Espírito Santo. Receber o Espírito Santo, ser cheio do Espírito Santo não é a mesma coisa que o batismo com o Espírito Santo. A pessoa pode ser cheia do Espírito e, mesmo assim, não ter recebido ainda o batismo. "E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado." (Atos 9:18). Assim que Ananias orou, caiu dos olhos de Saulo algo parecido, semelhante a escama de peixes, e no mesmo instante ele voltou a enxergar. Assim que voltou a enxergar, ele se levantou e Ananias o batizou nas águas - esse batismo aqui não é o do Espírito, basta observarmos que ele se levantou e foi conduzido com certeza onde havia água para receber o batismo em nome de Jesus. A verdadeira aceitação do Senhor como o nosso único e suficiente Salvador se dá quando aceitamos o batismo nas águas, quando por decisão própria resolvemos enterrar o velho homem, a velha mulher, e aparecer em novidade de vida. E foi o que aconteceu com Saulo, porque entrou nas águas batismais Saulo o perseguidor, e saiu Paulo, o pregador do Evangelho, o servo do Senhor. "E, tendo comido, ficou confortado. E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco. E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus. E todos os que o ouviam estavam atônitos, e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam este Nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais dos sacerdotes? Saulo, porém, se esforçava muito mais, e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era o Cristo."(Atos 9:19-22). 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
 Um abraço,
 Pr.Henrique Lino 
Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c