Pular para o conteúdo principal

ORANDO SÓ

"E aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos." (Lucas 11:1)

 Jesus estava sempre orando, para isso, Ele procurava lugares tranquilos e desertos, onde pudesse ter maior liberdade de conversar com o Pai. Por tal motivo, sempre procurava os montes, os lugares reservados, pois, como uma figura pública, estava sempre rodeado de pessoas. As pessoas de hoje fazem uma confusão muito grande, porque pensam que orar no monte faz alguma diferença, ou que o Senhor ouve mais as orações feitas no monte, como se estivessem mais próximas do Senhor. Temos que entender que o Senhor buscava os montes ou desertos para orar somente por falta de privacidade. Prova tal que o próprio Senhor Jesus nos manda orar em local privado."Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente." (Mateus 6:6). Devemos sempre procurar um lugar tranquilo para falar intimamente como o nosso Pai Celestial, e nada melhor do que o nosso quarto. Portanto, entre ir ao monte e orar no seu quarto, com certeza, o quarto é melhor, porque é a garantia de total privacidade, enquanto que nos montes sempre existirão outras pessoas. Portanto, devemos aprender a falar com o nosso Pai secretamente, onde possamos clamar, chorar, agradecer, sem a preocupação de sermos vistos ou ouvido por alguém. Os discípulos pediram que Jesus os ensinasse a orar, e o Senhor os atendeu, e continua nos ensinando, porque basta meditarmos em sua Palavra para aprendermos a orar. Oração é um diálogo, uma conversa aberta com o nosso Pai Celestial. "E Ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu Nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no Céu." (Lucas 11:2). A oração deve ser um reconhecimento de que Deus é o Senhor e que tem todo o domínio na terra e no céu; devemos saber que Ele é o nosso Pai e, portanto, devemos obediência a Ele, e sempre clamar pela vinda do seu Reino em nossas vidas. Devemos pedir para viver em seu Reino, e que sempre a vontade Dele aconteça em nós.
"Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano; E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve, e não nos conduzas à tentação, mas livra-nos do mal." (Lucas 11:3-4). Jesus não está aqui passando uma reza, ou algo para as pessoas ficarem repetindo, mas mostrando como deve ser a base da oração, o reconhecimento de quem é o Pai, a exaltação, o pedido, o agradecimento. Jesus mesmo disse que não podemos ficar fazendo vãs repetições, portanto não podemos ficar sempre orando repetindo a oração do Pai Nosso. Temos que falar com o Senhor sobre o nosso sustento, nossa manutenção, e pedir para que Ele nos perdoe de todos os nossos pecados. Mas esse pedido tem que ser feito segundo a justiça Dele, ou seja, que Ele nos perdoe, assim como perdoamos os nossos semelhantes. Portanto, se não perdoarmos os nossos semelhantes, também não seremos perdoados por Deus. E sempre pedir que o Senhor nos livre do mal, de todo e qualquer mal, porque somente Ele tem esse Poder, uma vez que nós nada podemos sem Ele. Somos limitados, e, se não estivermos Nele, nada conseguiremos. Também não podemos esquecer que toda a oração deve ser dirigida a Deus no Nome de Jesus. "E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu Nome, ele vo-lo há de dar. Até agora nada pedistes em meu Nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra." (João 16:23-24). Assim, as nossas orações não fazemos a Jesus, mas a Deus Pai em Nome de Jesus, e Jesus rogará por nós, e assim o Nome de Deus Pai é glorificado através de Jesus. Saber que as nossas orações, para serem atendidas, devemos estar em comum acordo com o Senhor. Nossas palavras devem ser condizentes como o que vivemos e pensamos. Se não estivermos vivendo segundo os preceitos do Senhor, nossas orações serão somente uma reza, uma ladainha, e não serão atendidas. O Senhor atenderá nossa petição se forem verdadeiras, se formos honestos e obedientes. Portanto, sabemos que as nossas orações, para serem ouvidas, devem ser preferencialmente feitas em lugares reservados onde tenhamos mais liberdade de falar com o Pai. Também sabemos que não podemos ficar repetindo as mesmas coisas e dirigir nossas orações a Deus em Nome de Jesus. Oração é reconhecimento, adoração, pedido de perdão, petição e agradecimento.
"Disse-lhes também: Qual de vós terá um amigo, e, se for procurá-lo à meia-noite, e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães, Pois que um amigo meu chegou a minha casa, vindo de caminho, e não tenho que apresentar-lhe." (Lucas 11.5-6). Jesus conta uma das suas parábolas para ilustrar a questão da oração contínua. Mostra que, se estivermos agindo, vivendo de acordo com a Palavra de Deus, devemos perseverar, insistir em nossos pedidos, porque no momento certo seremos atendidos. Nesta ilustração, parábola, Ele vai nos mostrar que uma pessoa acabou sendo atendida pelo amigo pela importunação, pela insistência, por ter perseverado clamando e batendo na porta. O problema nosso é que muitas vezes esmorecemos, cansamos muito rápido, achamos que está demorando muito, que o Senhor não vai atender. "Se ele, respondendo de dentro, disser: Não me importunes; já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para tos dar." (Lucas 11:7). Não podemos ser fracos e nos cansar, devemos insistir, teimar até obtermos uma resposta, temos que ser perseverantes, porque a Palavra nos diz que aquele que se aproxima de Deus deve crer que Ele existe e é galardoador dos que o buscam. Se tivermos fé, se sabemos que é real, então devemos insistir, teimar até alcançarmos a nossa vitória. Não podemos fazer planos baseados em nosso tempo, mas nos do Senhor, sabendo que a Palavra se cumprirá na sua totalidade. "Digo-vos que, ainda que não se levante a dar-lhos, por ser seu amigo, levantar-se-á, todavia, por causa da sua importunação, e lhe dará tudo o que houver mister."(Lucas 11:8). Não é por ser importunado que o Senhor nos atenderá, mas por estarmos praticando a sua Palavra, por estarmos demostrando a nossa vontade e desejo real, por estarmos agindo segundo os seus preceitos, assim a perseverança é a chave da vitória. Não importa o tempo, mas acontecerá, e temos que entender que o Senhor se move na eternidade e nós no tempo, e um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos é como um dia que passou. Assim, não somos dos que desistem, mas teimamos em praticar a Palavra de Deus e clamar, porque sabemos que a porta se abrirá. Então não permita que cansaço, obstáculo algum o impeça de perseverar. "E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á. E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai Celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?" (Lucas 11:9-13). 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
 Um abraço,
 Pr.Henrique Lino. 
Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c