Pular para o conteúdo principal

FALANDO DO EVANGELHO

"E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria." (1 Coríntios 2:1)

 O apóstolo Paulo, falando para os coríntios, nos dá um exemplo de como devem ser as nossas pregações e ensinos. Vemos que ele fala que as suas pregações nunca foram fundamentadas em conhecimento humano, ou lógica terrena. Isto serve para que aprendamos sempre a falar do Reino, não praticar o achismo, ou entendimento humano, mas falarmos somente o que Jesus manda. Por mais duro e desconfortável que seja, devemos simplesmente falar a verdade do Evangelho, e não ficarmos tentando agradar alguém. Não precisamos nos preocupar em tentar convencer ninguém, pois quem faz isso é o Espírito Santo, nós devemos simplesmente transformar em palavras claras e audíveis os mandamentos e preceitos do Senhor. Temos que falar, testemunhar o Poder de Deus, chamar ao arrependimento, para que as pessoas abandonem os pecados e venham se render aos pés do Senhor. Não podemos fundamentar nossos ensinos, pregações em sabedoria humana, porque nada sabemos ou podemos, somos somente representantes do Reino. Assim, temos que executar o nosso papel, falar do que representamos, e não de nós mesmos. Não temos que ficar criando campanhas para atrair pessoas ou para fidelizar em nossas congregações, nem fazer shows, ou outro atrativo. Não podemos ficar criando jejuns disso ou daquilo, não podemos ultrapassar os limites estabelecidos pelo Senhor, temos que simplesmente pregar, falar do Evangelho de Jesus Cristo."Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor." (1 Coríntios 2:2-3). Não temos que saber nada, a não ser Jesus Cristo, e, assim como Paulo, saber sobre o Jesus que veio como homem, sofreu todos os tipos de humilhação, foi crucificado e morreu por nós. Sabemos sobre o Jesus que morreu por cada um de nós, e o Pai o ressuscitou ao terceiro dia, e, se nós perseverarmos em sua doutrina, também seremos ressuscitados como Ele. Temos que apresentar as nossas fraquezas, sabendo que nada somos e que somos dependentes do Senhor, e, assim como chamamos todos à salvação, lutemos também para alcançar a nossa.
 "E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus." (1 Coríntios 2:4-5). Não temos que ficar implorando para que as pessoas levantem as mãos e aceitem Jesus, e muito menos insistindo para que elas nos acompanhem em templos ou igrejas. O que devemos é falar do Evangelho de Jesus Cristo, e isso fazemos com o Poder de Deus. Temos que mostrar o Poder de Deus pelo nosso comportamento, pela maneira como vivemos e falamos, e, sempre em todas as oportunidades que surgirem, curar os enfermos e expulsar demônios quando houver alguém aprisionado. Não podemos ficar criando eventos para fazer as pessoas permanecerem em nossos templos, não podemos ficar tolerando pecados, mas devemos confrontar, chamar ao arrependimento, convidar todos a abandonarem os seus pecados. Mas, se não quiserem, devemos seguir em frente, sem tentar mudar ninguém, porque essa não é a nossa função. "Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória." (1 Coríntios 2:6-8). Não temos que ser profissionais, não podemos ficar usando de conhecimento humano para levar o Evangelho. Não precisamos falar um português correto, nem cheio de sofisticação, mesmo porque o Evangelho é simples e descomplicado. Somos representantes daquele que disse que era manso e simples, e então também devemos ser, não podemos ser arrogantes nem soberbos, porque assim não o estaremos representando. Falamos da sabedoria de Deus, e não da adquirida em bancos de faculdades, ou nas aulas de teologias, mas sim a que nos foi revelada pelo Espírito de Deus. Mas os entendidos, os sábios deste mundo, os religiosos não conhecem, pois são iguais àqueles que citavam o Nome do Senhor, mas o crucificaram. Falamos do que está oculto a eles, porque somos capacitados diretamente por Deus e não por homens, do mundo nada sabemos, mas do Reino sim, pois somos cidadãos de lá.
 "Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam."(1 Coríntios 2:9). O que Deus tem preparado para os que o amam (que são os que lhe obedecem, os que vivem segundo os seus preceitos) é algo grandioso, tão maravilhoso que nem mesmo podemos imaginar. Muitos não conseguem entender a simplicidade do Evangelho, a capacitação dos seus servos, e, principalmente, não entendem o que lhes está reservado, porque com a sabedoria humana ninguém consegue entender ou compreender o Reino de Deus. Muitos utilizam-se de emoções, falam do que não sabem, criam historias, mas como não têm a revelação de Deus, nada sabem. Não se conquista o Reino se não for pela fé, se não nos despirmos das coisas do mundo. "Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus." (1 Coríntios 2:10). Mas Deus, pelo seu imenso amor, revela-se a todos os que decidem amá-lo, decidem viver segundo os seus preceitos. Para esses que são filhos Dele, o Senhor então tudo revela. Para entender as coisas do Reino, é necessário ter o Espírito de Deus, porque o seu Espírito é que tudo mostra, afinal, é o Espírito de Deus. Temos que compreender a profundidade do amor e intimidade com o Senhor, que divide o seu Espírito com todos os que o amam. Sabemos do Reino porque o Senhor nos revelou pelo seu Espírito, e, portanto, falamos do que vemos e sabemos. Não precisamos utilizar argumentação ou retórica humana, mas simplesmente permitir que o Espírito de Deus fale, não temos o dom de oratória, e nem dela precisamos, porque quem convence é o Espirito Santo. "Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus." (1 Coríntios 2:11). As pessoas naturais, as que não são espirituais, sabem das coisas do mundo, porque as vivem e são guiadas pelo seu próprio espirito, mas nós, que somos guiados pelo Espirito de Deus, sabemos das coisas de Deus, do seu Reino. Por isso, sabemos de coisas futuras, porque não vivemos no tempo presente, mas pelo Espirito estamos muito à frente. "Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo."(1 Coríntios 2;12-16). 
 Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
 Um abraço,
 Pr.Henrique Lino
Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c