Pular para o conteúdo principal

VIDA ETERNA

"E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?" (Lucas 10:25-26)

 Esse mestre da lei (advogado) veio até Jesus com o objetivo de armar uma emboscada com palavras, tentando fazê-lo se contradizer, porque o homem da lei não estava realmente interessado em conhecer o Caminho da Salvação. Mas o que ele não esperava era que Jesus iria responder-lhe segundo a lei, que o Senhor não iria buscar fora, mas simplesmente mostrar a sua ignorância de fazer tal pergunta, uma vez que ele mesmo tinha a resposta. Jesus responde com outra pergunta, quer que ele diga o que está escrito na lei, como ele a interpreta. Assim também são muitos que fazem perguntas similares, querem saber como fazer para serem salvos, ou como fazer para agradar ao Senhor, Geralmente, essas pessoas são simplesmente religiosas, porque falam o Nome do Senhor, mas não têm a preocupação de ler a sua Palavra para conhecê-lo. A resposta em relação à Salvação e vida eterna se encontra na sua Palavra. Ele já nos revelou tudo, basta ouvirmos, basta querermos, porque Jesus continua nos respondendo: o que está escrito, como interpretamos."E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo." (Lucas 10:27). A resposta é clara e de fácil entendimento, vemos que, quando Jesus questiona, esse advogado responde, fala exatamente o que Deus mandou que todos fizessem. E nada mudou, é a mesma coisa para todos nós, se queremos ser vitoriosos, para alcançarmos vida, para recebermos a bênção, a proteção e o cuidado do Senhor, temos somente que praticar esses dois mandamentos. Não existem mais os dez mandamentos, somente dois, e, se os praticamos, por eles seremos vencedores, porque tudo se engloba exatamente nesses dois, uma vez que quem ama obedece. Jesus deixou bem claro que a única demonstração de amor aceita por Deus e por Ele é a obediência a sua Palavra. Assim quem o ama, com certeza, amará o próximo, e quem ama o próximo como a si mesmo jamais fará qualquer coisa que possa magoar, ferir, ou trazer algum dano ao próximo. Assim como ninguém gosta de sofrer, também deve vigiar para não ser portador de sofrimentos a terceiros.
 "E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás. Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?" (Lucas 10:28-29). Sabemos que esse advogado estava tentando o Senhor, uma vez que todos nós sabemos quem é o nosso próximo. Assim também muitas pessoas que se dizem cristãs querem fazer a separação, querem escolher a quem amar. Mas o Senhor Jesus também nos disse, nos ensinou que devemos amar os nossos inimigos e orar pelos que nos perseguem. Todas as pessoas que se colocam como nossos adversários, como nossos inimigos são os nossos próximos também. Todas as pessoas são os nossos próximos, e isso independente de raça, cor, ou credo, independentemente da situação financeira ou do idioma. Somos todos iguais perante o Senhor; assim, se amamos Deus, amamos todos, assim como amamos a nós mesmos."E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto." (Lucas 10:29-30). Jesus, então, conta uma parábola, que é uma maneira ilustrada de falar sobre um assunto. Nessa história, Jesus fala sobre uma pessoa, um homem que estava indo de Jerusalém para Jericó e foi assaltado e espancado pelos ladrões que o deixaram meio morto no meio do caminho. Isso é algo muito comum nos dias atuais. "E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo." (Lucas 10:31). Também ia pelo mesmo caminho um sacerdote, que viu o homem espancado no caminho, mas somente se desviou, não parando para socorrê-lo. Isso é algo normal nos nossos dias de hoje, quando vemos pessoas passando por todos os tipos de tribulações e sofrimentos e vemos os sacerdotes desfilarem em seus carrões, aviões, ou trancados em suas mansões, sem sequer tomarem ciência de situações como essas. São sacerdotes que não socorrem ninguém, que gostam de pregar, falar sobre amor, sobre prosperidade, sobre vencer, mas não amam o próximo. As igrejas, os templos estão cheios de pessoas desesperadas que não encontram ajuda, somente palavras falsas e bajuladoras. Os sacerdotes dessa geração são piores do que os daquela época, porque os de hoje ainda extorquem o pouco que os já desprovidos têm. Falam com voz mansa, falam em amor, mas praticam outras coisas. Hipócritas.
 "E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo." (Lucas 10:32).Um levita, um dos que tinha como função ministrar na casa do Senhor, um da tribo que foi escolhida por Deus para tomar conta do templo, um homem de Deus, um dos escolhidos do Senhor, também passou de longe e não se envolveu e nem socorreu aquele que estava ferido e abandonado à beira do caminho. Assim são muitos os que se dizem pessoas de fé, crentes, que amam Deus, mas que não socorrem ninguém. Veem as pessoas necessitando de socorro, de ajuda e não param para as socorrer. Sempre têm desculpas de que estão com pressa, estão ocupados, não têm como socorrer, enfim. Mas afirmam que amam Deus e que praticam a sua Palavra, mas o que vemos é que não amam o próximo, porque sabemos que, se as pessoas religiosas realmente praticassem a Palavra de Deus, com certeza não teríamos pessoas com tantos sofrimentos e dores pelo mundo. "Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar." (Lucas 10:33-35). Samaritanos eram os moradores de Samaria, inimigos dos de Jerusalém, os que eram odiados e não compartilhavam da mesma fé, os que praticavam uma outra religião, os que os judeus consideravam impuros e pecadores. Mas um desses socorreu aquele homem, tratou suas feridas, conduziu-o a uma cidade e o entregou a uma hospedagem, arcando com todas as despesas. Aquele homem samaritano tratou o outro exatamente como sendo o seu próximo, ele o amou. Também vimos isso atualmente, na verdade é muito comum isso, porque vemos pessoas que praticam uma religião qualquer, ou que não praticam religião alguma, atender, cuidar e socorrer os necessitados. Vemos esses que gostamos de condenar por não praticarem a nossa religião fazerem o que temos a obrigação de fazer. Infelizmente, existem muito mais pessoas amando o próximo, socorrendo, ajudando, praticando a Palavra de Deus fora das religiões do que dentro. Infelizmente, encontramos muita mentira e engano nas religiões; as pessoas não estão praticando a Palavra de Deus. Na verdade, estão adulterando a Palavra para se satisfizerem. "Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?" (Lucas 10:36). Desses três, sendo dois religiosos e um considerado imundo, impuro, somente esse praticou a Palavra de Deus, somente esse amou o seu próximo. Devemos aprender a viver, a praticar a Palavra de Deus, e abandonar a mentira e a hipocrisia, porque, caso contrário, jamais encontraremos a Salvação. "E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira." (Lucas 10:37). 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
 Um abraço,
 Pr.Henrique Lino 
Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c