Pular para o conteúdo principal

CULTO INICIAL

"E aconteceu que, três dias depois, Paulo convocou os principais dos judeus e, juntos eles, lhes disse: Homens irmãos, não havendo eu feito nada contra o povo, ou contra os ritos paternos, vim contudo preso desde Jerusalém, entregue nas mãos dos romanos; Os quais, havendo-me examinado, queriam soltar-me, por não haver em mim crime algum de morte." (Atos 28:17-18)

Paulo, quando chegou preso a Roma, e por ter alcançado a benevolência das autoridades romanas, conseguiu o direito de poder alugar um lugar para ficar morando com escolta até a data do seu julgamento, portanto, tinha direito a receber visitas sempre. A primeira providência dele foi convocar as principais autoridades judaicas, os sacerdotes, para que ele pudesse esclarecer o motivo da sua prisão e também pregar o Evangelho de Jesus Cristo. Começou dizendo que ele nada tinha feito contra os ritos, os preceitos doutrinários, ou tradições dos judeus, e muito menos contra a lei, e mesmo assim tinha sido preso em Jerusalém, e que foi preso e entregue às autoridades romanas, foi investigado, examinado, interrogado e nada acharam contra ele. Então, queriam soltá-lo, mas os judeus de Jerusalém se opuseram terminantemente, e queriam matá-lo, por isso teve que apelar para Roma."Mas, opondo-se os judeus, foi-me forçoso apelar para César, não tendo, contudo, de que acusar a minha nação." (Atos 28:19). Assim como Jesus, os judeus,por inveja e revolta, exigiram a morte de Paulo simplesmente porque pregava a Jesus crucificado, e não foi exatamente Roma que se opôs a Jesus, mas os próprios judeus que determinaram a sua morte e agora a de Paulo, também por defender o Nome de Jesus. Para se salvar e para cumprir o propósito de Deus, Paulo teve que apelar para César. "Por esta causa vos chamei, para vos ver e falar; porque pela esperança de Israel estou com esta cadeia." (Atos 28:20).Paulo explicou às autoridades eclesiásticas em Roma que pela esperança de Israel é que ele estava preso ali, porque a esperança é o Messias, é Jesus Cristo, não somente esperança de Israel, mas do mundo todo, a Promessa se cumpriu Nele.
"Então eles lhe disseram: Nós não recebemos acerca de ti carta alguma da Judéia, nem veio aqui algum dos irmãos, que nos anunciasse ou dissesse de ti mal algum." (Atos 28:21). Paulo explicou toda a sua situação e o motivo porque se encontrava preso às autoridades judaicas em Roma. Obteve a resposta de que nada sabiam ou nada tinham sido informados de Jerusalém contra ele, ou seja, os de Jerusalém não prosseguiram com as acusações. Não tinham enviado ainda nada que falasse bem ou mal de Paulo, assim os de Roma nada sabiam das acusações contra ele. "No entanto bem quiséramos ouvir de ti o que sentes; porque, quanto a esta seita, notório nos é que em toda a parte se fala contra ela." (Atos 28:22). Mas os judeus, as autoridades judaicas em Roma tinham ouvido falar do Evangelho, ouvido falar de Jesus, e eles queriam saber era a esse respeito. E chamavam de seita o Evangelho, o cristianismo, que é o modo de viver em Cristo, e queriam saber mais, porque por toda a parte se falava algo a respeito, e como Paulo era não somente conhecedor como também um dos principais pregadores e mestres, queriam saber do que se tratava. "E, havendo-lhe eles assinalado um dia, muitos foram ter com ele à pousada, aos quais declarava com bom testemunho o Reino de Deus, e procurava persuadi-los à fé em Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas, desde a manhã até à tarde." (Atos 28:23). Portanto, marcaram um outro dia, e muitos deles compareceram à casa onde Paulo estava para ouvir sobre Jesus, por isto sabemos que foi o primeiro culto em Roma e ministrado pelo apóstolo Paulo. Paulo pregou mostrando a eles que Jesus era o Messias, que a lei falava que viria, que os profetas profetizaram, mostravam que tudo se cumpria em Jesus, que a salvação de Israel e de todo o mundo era Jesus Cristo, que tinha morrido e ressuscitado. Explicava e mostrava porque deveriam acreditar, confiar, crer em Jesus, pois Ele era o único Caminho que conduzia todos a Deus, e que fora Dele não há salvação. Mostrou pelas Escrituras que a lei não salvava ninguém e ensinou que tinha chegado o Reino."E alguns criam no que se dizia; mas outros não criam." (Atos 28:24) Mas a maioria não acreditou, e mesmo os poucos que creram ainda ficaram em dúvidas, ou seja,na primeira pregação, no primeiro culto feito em Roma, não vemos o resultado imediato, não vimos pessoas se convertendo imediatamente, mas o fato é que a semente foi lançada. Muitas vezes ficamos decepcionados porque não vimos pessoas se renderem ao Senhor, após uma pregação nossa, mas o fato é que devemos nos alegrar somente pelo fato de ter tido a oportunidade de pregar, de lançar a semente que no tempo certo brotará.
 "E, como ficaram entre si discordes, despediram-se, dizendo Paulo esta palavra: Bem falou o Espírito Santo a nossos pais pelo profeta Isaías,Dizendo: Vai a este povo, e dize: De ouvido ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis; E, vendo vereis, e de maneira nenhuma percebereis."(Atos 28:25-26). Paulo, quando viu que quase ninguém aceitou a Palavra, o Evangelho, pelo menos não imediatamente, ele então citou a profecia de Isaías. Eles ouviram a Palavra e não a entenderam, não a aceitaram, porque a ouviram não com boa vontade, mas, a bem da verdade,a escutaram simplesmente por curiosidade, queriam saber o que era aquilo que eles chamavam de seita. Eles ouviram, não entenderam, não compreenderam que se estava falando de Salvação de Vida, e Paulo, ao se despedir deles, se lembrou da palavra do profeta, a Palavra de Deus se cumprindo. "Porquanto o coração deste povo está endurecido, E com os ouvidos ouviram pesadamente, E fecharam os olhos, Para que nunca com os olhos vejam, Nem com os ouvidos ouçam, Nem do coração entendam, E se convertam, E eu os cure." (Atos 28:27). Essa Palavra de Deus que Paulo citou, essa profecia do profeta Isaías se cumpriu e se cumpre a todos os instantes, pois muitos ouvem a Palavra de Deus por ouvir,mas não a querem entender,compreender, e por esse motivo não recebem a cura de que tanto necessitam. Algumas pessoas são simplesmente religiosas e ouvem por ouvir, oram por orar, mas não creem, e por tal motivo vivem em sofrimentos, dores e derrotas, apesar de frequentarem templos e igrejas, apesar de viverem pedindo orações. Por não ouvirem com o coração, por não buscarem entender a Palavra de Deus, realmente não entendem, não compreendem e nada recebem. "Seja-vos, pois, notório que esta salvação de Deus é enviada aos gentios, e eles a ouvirão.E, havendo ele dito estas palavras, partiram os judeus, tendo entre si grande contenda."(Atos 28:28-29).Assim como os judeus rejeitaram a Palavra de Deus, rejeitaram Jesus, o Evangelho de Jesus Cristo, e por essa rejeição a Palavra veio a todos nós. Assim também muitos se dizem cristãos, estão viciados em frequentar templos, mas, por não crerem, não ouvirem a Palavra, nada recebem do Senhor. A mesma Palavra é enviada aos incrédulos, e estes a estão recebendo, crendo, se convertendo e recebendo a cura, a libertação, a mudança e, principalmente, a salvação. E o povo que se diz povo de Deus, de pessoas simplesmente religiosas, continua no sofrimento, e o que é o pior: por toda a eternidade. "E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo; Pregando o Reino de Deus, e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum. (Atos 28:30-31).
 Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
 Um abraço,
 Pr.Henrique Lino

Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c