Pular para o conteúdo principal

ENTRAR NO REPOUSO

"Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás." (Hebreus 4:1)

 Todos nós recebemos a promessa de descanso eterno. Jesus veio e nos resgatou da maldição da lei, nos tirou do pecado, da morte, dando-nos a opção de escolher a vida. Portanto, a promessa de vida, de descanso eterno não é só para alguns, mas para todos, basta somente decidirmos aceitá-la. E essa aceitação se dá pela obediência aos seus preceitos. Temos que entender que essa promessa não falhou, ela é atual e disponível a todos, depende de nós a aceitarmos ou não. Todos podem entrar pela porta da frente, mas essa escolha fazemos aqui e agora, caso contrário, não entraremos nesse descanso, não são somente palavras que nos conduzem ao descanso. Não podemos jamais imaginar que a promessa tenha falhado com alguém, ao contrário, são as pessoas que são falhas, fracas e não aceitam a Promessa. Temos que ver os termos para a aceitação da promessa, porque, a bem da verdade, ela está disponível a todos ainda. "Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a Palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram." (Hebreus 4:2). Uns são salvos, outros não, uns entram no descanso e outros vão para a perdição, e não é por falta de oportunidade, porque a mesma Palavra que é pregada para um também é pregada para o outro. Mas como somos críticos, carnais, então não aceitamos, somos incrédulos, e não praticamos a fé, portanto nada recebemos, logo a promessa não é para nós por falta de fé. Os hebreus que foram salvos, tirados da escravidão do Egito por Deus, ouviram todos a mesma Palavra, mas a maioria deles morreu no deserto e não entrou naquele descanso. Deus falou e fala com todos, mas nós é que devemos optar por crer ou não. "Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo." (Hebreus 4:3). Pela desobediência, pela falta de fé naquele que fez a promessa é que não entramos no descanso. Assim como a promessa de descanso é para todos, também é para todos a promessa de que, se não tiverem fé, se não obedecerem, se não cumprirem os preceitos do Senhor, não entrarão no descanso. A promessa de morte, de sofrimento, é eterna e também para todos, a escolha é nossa, a última palavra é nossa, a decisão é nossa, mas a promessa é real.
 "Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia." (Hebreus 4:4). A Bíblia nos mostra, fala que o Senhor Deus, no sétimo dia, descansou de toda obra das suas mãos. Assim se comprova que o Senhor está no descanso, e quem vai ao seu encontro vai ao descanso Dele. Somente se encontra o Senhor no seu descanso, assim, para o vermos, temos que entrar no descanso. Temos um descanso para entrar, temos essa promessa da parte de Deus, assim como há também a promessa de sofrimento e morte eterna para os que não aceitam a promessa do descanso. Todos os que não respeitam a sua Palavra, não obedecem aos seus mandamentos serão enviados incondicionalmente para o sofrimento eterno, pois essa é a promessa do Senhor. "E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso.Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência." (Hebreus 4:5-6). Poucos falam ou prestam a atenção devida na promessa do Senhor, que diz que os desobedientes não entrarão no seu descanso. Temos que observar muito bem os termos da promessa, porque o Senhor nos deu o direito de escolhermos, de obedecer ou desobedecer, de descanso ou luta, de vida ou morte. Ele jurou que os desobedientes, os incrédulos não entrarão em seu descanso, assim ninguém pode alegar engano. Os hebreus ouviram a mensagem, viram o Poder de Deus, receberam o seu cuidado, mas optaram pela desobediência e, portanto, não entraram na terra prometida. O Senhor sempre nos alerta, sempre nos fala, assim não podemos tapar os ouvidos para não o ouvir, pois estamos negando, resistindo, recusando a sua promessa de descanso."Determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações."(Hebreus 4:5). O Senhor usou os seus profetas para alertar, para chamar a atenção do povo, para que não perdesse o descanso. Usou Davi como profeta para trazer uma palavra, um alerta ao povo. Mas como a maioria o ignorou, não entrou no descanso do Senhor. Nós, que estamos ouvindo hoje a sua mensagem, não podemos endurecer os nossos corações, devemos nos humilhar diante Dele, para participarmos do descanso.
 "Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia. Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus." (Hebreus 4:8-9). Josué, o sucessor de Moisés, não deu descanso definitivo ao povo, pois o que ele fez serviu somente de exemplo, para mostrar, falar sobre o descanso de Deus. Josué mesmo falou do descanso de Deus, assim o povo foi alertado o tempo todo, mas, infelizmente, o ignorou, e por tal motivo padeceu duplamente. Mas hoje estamos ouvindo a Palavra do Senhor, estamos sendo lembrados da sua promessa, de descanso ou de tormento. Não estamos sendo enganados como se já tivéssemos recebido o descanso independentemente da nossa maneira de viver e aceitar, porque sabemos que a promessa, na verdade, são duas, a de vida e a de morte, a de descanso e a de tormento. Temos um descanso garantido, assim caminhemos enquanto é dia para que possamos alcançá-lo, pois a noite vem, e nas trevas não se encontra caminho nem descanso."Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas." (Hebreus 4:10). Os que viveram em obediência à Palavra de Deus, os que praticaram o Evangelho entraram no descanso de Deus, assim como Deus, no sétimo dia, entrou em seu próprio descanso. Deus descansou das suas obras, assim nós também descansaremos das nossas se vivermos em obediência a Ele. A nossa vida tem que ser entregue em suas mãos, tem que ser moldada no Evangelho, porque só assim receberemos o descanso. Mas, se quisermos viver de acordo com os nossos desejos, vontades, com certeza padeceremos, pois essa também é a promessa do Senhor."Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência." (Hebreus 4:11). Sejamos imitadores dos vencedores, dos obedientes, vamos em busca do descanso do Senhor. Não pratiquemos as mesmas obras daqueles que padeceram sem verem a terra prometida. Temos uma promessa real de vida, de descanso, de paz, e, para a recebermos, basta sermos obedientes ao que prometemos. Caso contrário, receberemos o sofrimento de acordo com a promessa, porque quem prometeu é fiel para cumprir. Não sejamos infantis ou rebeldes, mas adultos e inteligentes, sejamos crentes, sejamos praticantes da fé em Cristo. Se recusarmos o descanso do Senhor, é porque somos tolos, porque estamos falando de eternidade, enquanto que aqui é passageiro e rápido. Olhemos para a Palavra de Deus e a pratiquemos. "Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante Dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar." (Hebreus 4:12-13). 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
 Um abraço,
 Pr.Henrique Lino
 Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c