NESTE BLOG DISPONIBILIZAMOS MENSAGENS CRISTÃS SEGUNDO A BIBLIA. FALAMOS DOS ESTATUTOS DO REINO DE DEUS.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

QUEM PODE ADMINISTRAR UMA CONGREGAÇÃO

"Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei." (Tito 1:5)

 Paulo já tinha pregado em Creta, mas não tivera tempo de organizar igrejas e levantar presbíteros (pastores, bispos, supervisores de igrejas), então ele deixou Tito, um jovem ao qual ele mesmo gostava de se referir como um verdadeiro filho na fé. Mostra que Paulo tinha plena confiança em Tito, e agora o orienta para que organize a igreja naquele local. Paulo pede a Tito que de cidade em cidade, onde houvesse igreja, que levantasse pastores, presbíteros e os colocasse nessas igrejas. Sabemos a responsabilidade que é abrir uma igreja, um templo, uma congregação, mas devemos entender que sempre que isso acontecer é necessário que haja um pastor que possa assumir e estar à frente daquele trabalho. Não se pode abrir congregações e deixar nas mãos de irmãozinhos, irmãzinhas, é necessário um pastor que possa estar à frente do trabalho, independentemente do tamanho do templo, ou do número de membros, pastor, presbítero, ou supervisor de igreja tem que ser fixo, tem que viver no local e sempre estar disponível. Além de fazer o trabalho de evangelização constante, é necessário que possa atender as pessoas quando precisarem, aconselhando sobre os mais diversos assuntos que se apresentarem. "Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes." (Tito 1:6). A pessoa, para ser levantada a pastor, tem que estar capacitada, e aqui Paulo cita algumas das exigências. Primeiro, que seja homem e não mulher, e, sendo casado, não pode ser divorciado ou viver um recasamento, ou segundo casamento. E que tenha um comportamento como bom pai de família, que saiba educar os filhos, porque quem não consegue educar os filhos como dará conta de ensinar os de fora? Não pode ser pastor quem tenha filhos homossexuais, viciados, respondão, desonestos, fornicadores, mentirosos, com nenhuma conduta imprópria aos bons costumes. Não se pode ser pastor se for adúltero, fornicador, ou viver brigando, discutindo com a esposa. Se for solteiro, tem que ter uma conduta ilibada, não pode ser namorador, tem que ser alguém que ame o Evangelho e viva Nele, e por Ele.
 "Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância." (Tito 1:7). É necessário que o supervisor, pastor, presbítero, bispo seja um verdadeiro homem sério e temente a Deus, alguém que pratique a justiça de Deus, que viva de maneira que as pessoas não tenham do que acusá-lo. Não pode ser alguém que viva defendendo um time, um clube de futebol, ou que tenha outros interesses que não seja administrar a casa do Senhor, cuidar das ovelhas do rebanho do Senhor. Não pode existir soberba nem ser dado a se irar facilmente; e jamais fazer uso de bebidas alcoólicas. Não se permite ou se tolera que um supervisor de igreja faça uso de qualquer bebida alcoólica, nem mesmo uma taça de vinho. Que não seja um homem preocupado em ganhar dinheiro, construir patrimônio, que tenha em mente crescer financeiramente, pois o sacerdócio é incompatível com o crescimento financeiro, com acúmulo de bens materiais. Pastor é um dom, um chamado, portanto quem quer ser alguma coisa, ou ter, não pode ser pastor ou supervisor de igreja, porque a ganância leva, conduz à mentira, ao comércio, e a várias armadilhas que muito se vê atualmente."Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante." (Tito 1:8). O homem responsável por uma congregação, igreja, templo, tem que ser hospitaleiro, sempre disposto a receber a todos os que o buscarem, todos que dele necessitarem. Ajudar, socorrer todos os que precisarem, independentemente da religião de quem necessita de auxílio. Ser amigo do bem, sempre fazer o bem sem se preocupar com quem. Ajudar, socorrer todos os que necessitam, qualquer que seja a fé que professam. Agir sempre com justiça, jamais defender o errado, ou alguém ou alguma coisa somente porque lhe é favorável. Principalmente ser santo, viver em santidade, ser exemplo de santificação diante do Senhor e dos homens. Ser santo é sempre se desviar do mal, do pecado, viver de acordo com a Palavra de Deus, ter a vida pautada pelo Evangelho de Jesus Cristo. O presbítero, supervisor, pastor de igreja tem que ser radical contra o pecado, tem que viver em santidade, ensinar a necessidade da santificação. Jamais concordar, tolerar com a prática continuada do pecado entre os seus membros, porque as pessoas vêm ao Senhor no pecado, mas têm que aprender a abandoná-lo, e não se pode permitir a continuidade, pois uma maçã podre estraga todas.
 "Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes." (Tito 1:9). O supervisor de igreja tem que conhecer a Palavra de Deus para que possa ensinar, consolar, exortar com autoridade e firmeza. Não é preciso conhecer datas, lugares,ou épocas, nem teologias, mas é preciso ter a revelação da Palavra de Deus, para que todas as questões levantadas possam ser respondidas pela palavra, com ele mostrando de forma clara o posicionamento fundamentado de maneira clara no Evangelho; não se pode tentar usar parte de versículos, ou versos aleatórios para justificar um pensamento, um desejo. Não existe entendimento da sã doutrina que não esteja transparente, explícita. É necessário estar pronto para responder, para calar os contradizentes ou questionares e criadores de doutrinas e preceitos próprios."Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão, Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância." (Tito 1:10-11). Vemos pastores ensinando doutrinas estranhas somente para aumentar arrecadação, o faturamento das igrejas, digo faturamento porque eles as tratam como empresas. Ensinam e comercializam tudo dentro dos templos, o que o Senhor Jesus proibiu, além de expulsar os que assim o faziam. São desafios, campanhas, para que, no final, as pessoas coloquem valores nos envelopes, pedidos de ofertas alçadas sem fundamentos bíblicos, festas e eventos com o objetivo de arrecadar fundos. São muitos os que falam, muitos são especialistas em provocar emoções, choros, alegrias, praticantes de autoajuda, que para nada serve a não ser para extorquir as ovelhas. Criadores de campanhas, pregadores de prosperidade, comerciantes da fé, que fazem com que o Nome do Senhor seja rejeitado, enlameado por causa das práticas destes. "Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos." (Tito 1:12). Muitos não se convertem ao Senhor, por causa dos péssimos testemunhos dos que se dizem crentes; pessoas criticam o Evangelho, porque observam a maneira desonesta e hipócrita de muitos que se dizem supervisores de igrejas. "Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé. Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade.Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra." (Tito 1:13-16). 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
 Um abraço,
 Pr.Henrique Lino
 Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 
Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário