Pular para o conteúdo principal

O SERMÃO

"Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras." (Atos 2:14)

 Exemplo de pregação! Esse sermão foi o primeiro de Pedro, e por ele três mil pessoas se converteram ao Senhor. O padrão e os temas que se seguem tornaram-se comuns na igreja primitiva, que na verdade nada mais era do que uma explicação dos acontecimentos, o Evangelho de Jesus Cristo, sua morte, ressurreição e exaltação, uma exortação ao arrependimento e ao batismo. Não vamos encontrar nenhuma pregação, sermão na Bíblia, cuja base seja oferecimento de bênçãos e milagres, nem chamamento para participar de campanhas, muito menos shows para atrair as pessoas para ouvirem a Palavra. A bem da verdade, há muito tempo a Palavra verdadeira, a mensagem da Cruz, o ensino de Jesus Cristo foi abolido das igrejas, dos templos modernos. Foi substituído por alguma coisa de barganha, de agrado, de exaltação ao homem, ao ser humano. Não se fala mais em santidade, em purificação, em abandono de pecado, porque esse tema foi trocado pela negociação, exigência e determinação de bênçãos. O Evangelho de Jesus Cristo sumiu dos templos, e hoje o que encontramos são eventos, atrações, shows, campanhas, rituais e muitas promessas, além de orações vazias e exigências de sacrifícios. Vemos a aceitação e a tolerância a erros e desobediências à palavra de Deus, e a única exigência é a de comparecer ao templo, ofertar e dizimar. Não se prega o arrependimento e salvação, por isso tantos estão dentro de templos e indo a galope para o sofrimento eterno. "Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel." (Atos 2:15-16). Pedro explica o que estava acontecendo com eles, explica o batismo com o Espírito Santo que tinha acabado de acontecer, mesmo porque, além de profetizado, revelado nas Escrituras, todos o tinham presenciado. Nesse batismo no dia da festa de Pentecostes, que é uma festa judaica, o Senhor usou os seus servos incultos para falar para várias pessoas de várias nações e em seus próprios idiomas. Mas mesmo esse acontecimento foi distorcido, e hoje vemos descontrole, pulos, gritos, pessoas rolando pelo chão dizendo que é uma ação do Espírito, esquecendo que um dos frutos do Espírito é o domínio próprio. O dia do batismo no Pentecostes não foi nenhum descontrole, mas eles falavam em línguas conhecidas, em outros idiomas, para todos os estrangeiros que lá estavam.
 "E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos; E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo." (Atos 2:17-19). Pedro traz à memória o que Deus já tinha revelado através do profeta Joel centenas de anos antes de Jesus vir. Ao mesmo tempo, mostra o que iria, ou melhor, vai acontecer, com a segunda vinda de Jesus que sabemos que será em breve. Hoje temos o Espírito Santo, temos os dons, mas também a aproximação da volta do Senhor, e muitos dos sinais já aconteceram e acontecem diariamente. Os sinais revelados que antecederiam os últimos tempos estão acontecendo em uma velocidade espantosa. O amor de muitos já esfriou; as pessoas já estão andando em busca de Palavra verdadeira e não estão mais a encontrando, porque o que prolifera nos templos são as mentiras e enganos. As heresias ritualistas tomaram conta do povo que se denomina povo de Deus; na verdade vivemos situação pior do que Sodoma e Gomorra. Logo os sinais no céu, na terra, o caos e o fim chegarão, e então veremos o Senhor vindo sobre as nuvens. "O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor; E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." (Atos 2:20-21). Deus usou Joel para alertar sobre o que viria; usou Pedro para trazer despertamento para o povo, e agora me usa para avisá-lo, para chamar ao arrependimento e mudança, caso contrário, padecerão. Me usa para mostrar, explicar que os que clamarem serão salvos; não é somente falar o nome do Senhor, é um clamor saindo do coração. É um clamor que gera mudança, transformação, conversão, não somente um grito de desespero, pedido de socorro quando vir que o tempo acabou. Não é viver toda uma vida no erro, achando que no último momento é só abrir a boca e clamar ao Senhor que será salvo, mas invocar o nome do Senhor, é a aceitação do Evangelho de Jesus, é conversão a Ele.
 "Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por Ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis." (Atos 2:22). Pedro fala, testemunha sobre Jesus, mostra quem foi o Senhor, fazendo-lhes lembrar que Ele viveu no meio deles, e que, apesar de estar vivendo como um homem comum, operava milagres e maravilhas nunca antes vistas, presenciadas ou praticadas, e que Jesus tinha todo o Poder, porque foi Deus Pai quem dele lhe revestiu. O apóstolo lembra que todos estão cientes desses fatos, uma vez que aconteceram no meio deles e presenciados por toda Israel, e muitos, não poucos, foram beneficiados com os milagres de Jesus. "A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos; Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela." (Atos 2:23-24). E Jesus, que era o Filho de Deus e que operou tantos milagres e maravilhas, foi perseguido, preso e morto por eles, mas, como a morte não tinha poder sobre Ele, Deus Pai o ressuscitou. Vemos que a pregação de Pedro foi confrontante, pois mostrou seus erros e pecados, e a conveniência e participação deles na morte do Senhor. Pregação dura, legítima e verdadeira, o que não vemos, porque os templos estão cheios de pessoas que concordam com a crucificação e morte de Jesus, e isso eles fazem o tempo todo. Concordam com pecado, adultério, mentira, engano, roubo, e dedicam-se somente a pregações mentirosas oferecendo bênçãos, e não a salvação. Não chamam ao arrependimento, à mudança, à conversão, são medrosos e têm medo de perderem ovelhas, e então diminuir a arrecadação. "Porque Dele disse Davi: Sempre via diante de mim o Senhor, Porque está à minha direita, para que eu não seja comovido; Por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; E ainda a minha carne há de repousar em esperança;Pois não deixarás a minha alma no inferno, Nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção; Fizeste-me conhecidos os caminhos da vida; Com a tua face me encherás de júbilo."(Atos 2:25-28). Pedro lembra ainda que Davi tinha profetizado a respeito do Senhor, mostrando que Ele era o Filho de Deus e que a morte não teria poder sobre Ele, portanto Ele ressuscitaria, como aconteceu. Infelizmente, falam de tudo nos templos, atualmente, mas quase não falam em Jesus, no seu Poder, e no que Ele fez por nós, porque os pregadores sabem falar de bênçãos, de prosperidades, esses que já não são mais pastores e gostam de se identificar com títulos pomposos, como conferencistas, bispos, apóstolos e outros. Davi tinha morrido, e a cova dele até hoje lá se encontra, assim como seus restos mortais, mas Jesus tinha ressuscitado. Os judeus adoravam e muitos adoram Davi, mas ele simplesmente foi um homem que recebeu as bênçãos do Senhor e foi usado. Já Jesus é o Filho de Deus, e seu corpo é a igreja. "Homens irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura.(Atos 2:29). 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
 Um abraço,
 Pr.Henrique Lino
 Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 
Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c