Pular para o conteúdo principal

O QUE SE FAZ NA PÁSCOA

E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados. (João 2:13-14)

            Próximo à páscoa dos judeus, Jesus vai ao templo, à igreja dos judeus, e se depara com os comerciantes da fé, na época, os que vendiam e comercializavam animais para holocaustos e sacrifícios pacíficos, os que trocavam moedas, dinheiro para  que o povo ofertasse no templo, ou seja, não muito diferentes dos  que encontramos hoje nas igrejas vendendo livros, CDs, DVs, TVs, shows gospel, contratando pregadores, conferencistas, campanhas,  viagens à terra santa, retiros espirituais, curso de teologias e mais um monte de coisa, produtos que vendem aos incautos em nome de uma fé  que eles mesmo não têm. Também vendem  salgados, lanches, bebidas e outras "coisitas" mais, como perfumes, e, pasmem, até lutas de MMA. Jesus os encontrou no templo aquele dia e os encontra agora constantemente em vários templos com a mesma ganância disponibilizando vários meios e forma de pagamentos, simplesmente um comércio. "E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas;" (João 2:15). Jesus, então, de forma fria e calculada fez um chicote, sim porque azorrague é sinônimo de açoite, chicote, látego, pinguelim e vergalho, e expulsou do templo todos esses comerciantes. E em toda a história do ministério terreno de Jesus, o único momento em que vemos o Senhor procurando bater, irado e expulsando da sua casa, da igreja, é esse, quando Ele não permite, nem aceita, nem concorda por qualquer motivo,  com qualquer espécie de comércio na sua casa. "E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda." (João 2:16). Jesus falou  muito claro que não poderiam ou podem transformar a casa Dele, a igreja, em lugar de comércio, e  se temos ou devemos respeitar a sua Palavra, então não podemos abrir exceção em benefício próprio, nem criar justificativas, e  todos  pecam, não só os que vendem, mas também os que compram. Todos são expulsos pelo próprio Senhor.
            "E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorará. Responderam, pois, os judeus, e disseram-lhe: Que sinal nos mostras para fazeres isto?" (João 2:17-18). Sempre que esses mercadejantes da fé questionem, queiram saber o porquê de não poderem fazer isso, assim como esses judeus perguntaram quem era Ele para agir daquela maneira, de igual maneira  hoje se justificam e questionam  como vão manter obras, canais de TVs,  abrir igrejas,  mas se esquecem de que a função dos dízimos e ofertas é exatamente para isto e não para luxo e conforto de líderes e suas famílias. A manutenção da igreja e a ajuda aos que necessitam acontecem através de dízimos e ofertas, que são dados de forma espontânea, e não forçada, através de coação, e também é ilegal a venda de acampamento, retiros, pois também devem ser custeados pelas ofertas, porque, se forem pagos, existirá a discriminação, pessoas, crianças ficam tristes e sofrem por não terem dinheiro, pois os que não podem pagar não irão, e a igreja foi fundada com todos tendo tudo em comum. Portanto, se a igreja pode oferecer a todos, que o faça, caso contrário, não o faça. "Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei." (João 2:19). Quando falaram em sinal, como  o povo gosta de pedir, ainda hoje, sinal para isto e para aquilo, sinal para saber se é de Deus ou não, se vai acontecer isto ou aquilo,  se será abençoado ou não, não atentam, não observam a Palavra, pois todas as respostas para todas as questões se encontram na Bíblia. Jesus respondeu na Palavra e ainda estava mostrando que o principal templo é o corpo, onde realmente é a igreja do Senhor. "Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do templo do seu corpo." (João 2:20-21).  Jesus falava de forma espiritual, falava da Palavra, e eles, da carne. o Senhor se referia ao tabernáculo, ao seu corpo físico, e eles, preocupados com o templo prédio, como muitos se preocupam com tamanho e grandeza, conforto,  luxo, imponência de prédio.
         "Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito." (João 2:22). Muitos  somente acreditam depois de constatado, e por isso deixam de ser abençoados, de crescerem espiritualmente,  agem de maneira errada, pois querem ver para crer, e o Evangelho é crer para ver. Tudo absolutamente tudo se discerne espiritualmente, e todas as respostas que queremos ou de que necessitamos se encontra na Palavra. Se meditarmos e colocarmos em prática, seremos sempre sábios. "E, estando ele em Jerusalém pela páscoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome." (João 2:23). Muitas daquelas pessoas creram Nele  somente pelos sinais que Ele fez, mas mesmo assim a crença deles era fraca e temporária, pois ainda assim eram carnais. Mas o Senhor conhece a cada um, Ele conhece o ser humano, Ele nos conhece. É impossível escondermos nossos sentimentos, pensamentos e desejos do Senhor, e receberemos resposta de acordo com eles. "Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia; E não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem." (João 2:24,25).
Leiam e pratiquem a Biblia. Que Deus os abençoe!
Um abraço,
                                        Pr.Henrique Lino
 Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 
Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c