Pular para o conteúdo principal

VENCER PELA FÉ

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem." (Hebreus 11.1)

   Quando falamos em fé, devemos parar e pensar realmente no que é fé, porque no meio cristão muito se fala em fé. Na verdade, é uma das palavras mais usadas, entretanto pouco praticada. As pessoas sempre gostam de falar que têm fé em Deus, em Jesus, fé de que vão alcançar vitória nesta ou naquela área, mas não vemos isso acontecer. As pessoas praticam a fé natural, mas a fé espiritual, a sobrenatural dificilmente, e por esse motivo elas não recebem nada, por esse motivo impedem Deus de agir. Todos têm fé de sair de casa e ir ao trabalho ou outro lugar qualquer sabendo que vão chegar lá. Têm fé de trabalhar sabendo que ao final do mês vão receber o salário. Têm fé de que vão sair de casa e voltar. Têm fé de que vão pegar uma condução que vai conduzi-las ao lugar pretendido. Isso é fé, mas a natural, aquela com a qual todos já nascem com ela, fé de que podem andar, comer e fazer. Mas a fé que move o coração de Deus é a fé sobrenatural, aquela em que uma pessoa enferma, considerada pela Medina como paciente terminal, ela crê na Palavra de Deus, que diz que Jesus já levou todas as nossas enfermidades, e que pelas suas feridas fomos curados. Ela crê que vai ser curada, tem fé, e por isso recebe a cura. Fé é você saber que aquilo de que precisa vai acontecer, e você vai receber - claro que se o que deseja estiver de Acordo com a Palavra de Deus. "Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente." (Hebreus 11:2-3). Temos uma quantidade muito grande de testemunhos na Bíblia sobre a fé praticada pelos antigos, a história de Israel está repleta delas, e a função dessas histórias bíblicas não é nossa diversão, mas servirem de exemplo. Elas servem para o nosso aprendizado, pois todos os que aplicaram a fé foram vencedores nas mais diversas áreas. Assim a Bíblia é nosso manual de vida, devemos aprender com ela. Pela fé podemos entender a Criação do mundo, podemos compreender a ação do Criador. Pela fé sabemos que Deus criou o mundo e tudo mais pela sua Palavra, e não tendo um modelo, e sim de acordo com o seu desejo. Pela fé sabemos que a palavra de Deus é verdadeira e se cumpre em todos os sentidos.
   "Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala." (Hebreus 11:4). Essa história bíblica cita o primeiro homicídio, essa tragédia, principalmente porque foi entre irmãos. Os dois irmãos trouxeram ofertas ao Senhor. Caim, dos frutos da terra, e Abel dos primogênitos do seu rebanho. A razão principal da aceitação do sacrifício foi ter sido oferecido "pela fé". Fica subentendido que o sacrifício de Caim foi rejeitado porque foi oferecido sem fé, como mera formalidade. Caim possivelmente levou a sua oferta por obrigação, e, se observarmos no relato, veremos que não foi dos primogênitos (primeiros) dos frutos da terra, mas somente dos frutos da terra. Já Abel levou os primeiros, levou pela fé, e sabemos que o que não é da fé não agrada o Senhor. "Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus." (Hebreus 11:5). Outra história é relatada nas Escrituras para o fortalecimento da nossa fé, para exemplo e testemunho. O fato de Enoque ter agradado a Deus é comprovação de sua fé. Se Enoque não tivesse fé, ele não teria vivido de acordo com os preceitos do Senhor, ele não teria amado e demonstrado isso com a prática da Palavra. A sua fé obteve resultado, prova tal que ele foi o primeiro a ser arrebatado em vida, não passando pela morte. A fé sem obra é morta, e a obra nesse caso foi a prática da Palavra, o resultado foi inesperado, foi em vida para o Senhor, foi o primeiro e depois disso somente o profeta Elias. "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11:6). A fé deve ter um objeto, e o objeto adequado da fé genuína é Deus. Portanto, aplicar a fé e crer na Palavra, crer no Evangelho, crer em Deus é colocar essa fé em ação. Crer na cura, na vitória, na salvação. Para recebermos alguma coisa do Senhor, devemos ter a certeza de que Deus pode, quer e vai nos atender, e como Ele exige santidade, então nos santifiquemos, porque sabemos que Deus é real e vai nos atender em tudo de que necessitamos. Temos que nos aproximar de Deus tendo a certeza de que a nossa vitória está Nele e que vamos recebê-la. A fé conduz, exige santidade e a prática do Evangelho, e só o fazemos pela fé em Deus, e essa ação produz resultado, que é a nossa vitória.
   "Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé." (Hebreus 11:7). Quando veio o dilúvio, a Palavra de Deus mostrou-se verdadeira, a fé de Noé foi vindicada, e a incredulidade do mundo castigada. Justiça que é segundo a fé. Noé manifestava total confiança em Deus e na sua Palavra, mesmo quando dizia respeito a coisas que ainda não se viam, a saber, o dilúvio que estava por vir. Assim Noé também se inseria na referência aos justos de Deus que vivem pela fé. Sua fé na Palavra de Deus levou-o a construir uma arca em uma região árida e cercada de terra, onde era inconcebível que algum dia houvesse água suficiente para fazer o barco flutuar. "Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia." (Hebreus 11:8). Abraão foi apresentado no Novo Testamento como exemplo mais destacado dos que vivem "pela fé" e como o "pai de todos os que creem". Sua fé manifestou-se na obediência e posse do lugar que não conhecia. Não foi com fé cega, mas em completa confiança na fidedignidade de Deus. A obra nesse caso foi a obediência, porque creu e saiu do meio do seu povo e sua terra, procurando o que não conhecia, mas tinha a promessa que seria dele e dos seus descendentes. Creu na sua descendência quando já era velho e a sua esposa também. "Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa."(Hebreus 11:9). Pela fé, Abraão morou na terra que Deus já tinha prometido a ele como se fosse um estrangeiro, e isso ele fez com seus filhos e sua família, mas não voltou atrás. Apesar de não ver com os olhos humanos a realização imediata da promessa, perseverou e recebeu. E teve a maior herança, uma vez que a sua descendência, quatrocentos e tantos anos depois, recebeu o cumprimento total das promessas, e Ele também, pois recebeu a sua herança celestial. "Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus." (Hebreus 11:10). Assim pela sua fé, que gerou obediência, paciência, obteve plena vitória, e a terra prometida foi para a sua descendência, e ele recebeu residência por toda a eternidade na Jerusalém Celestial. Assim sabemos da sua vitória dupla, pois são vários os relatos no Novo Testamento, e inclusive Jesus fala dele no Paraíso. Também sabemos de homens que abandonaram a fé, portanto não obtiveram vitória, assim como Sansão e outros, pois, como fraquejaram na fé, não praticaram a Palavra de Deus, não foram vitoriosos. "Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido. Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar." (Hebreus 11:11-12). 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
 Um abraço,
 Pr.Henrique Lino
Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 
Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c