Pular para o conteúdo principal

AUTORIDADE PARA ENSINAR O EVANGELHO

"Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava." (Marcos 1:21)

   Ao contrário do que se imagina ou se comenta, o que Jesus mais fez não foi curar enfermos, ou expulsar demônios, e sim ensinar, pregar, apresentar o Reino de Deus. Jesus não perdia uma oportunidade de ensinar o Evangelho, o que Ele fazia de várias maneiras por parábolas, falando claramente ou operando sinais e maravilhas. Aqui, no início do seu ministério terreno, quando estava ainda convocando os seus discípulos, Ele entra em Cafarnaum em um dia de sábado - que para os judeus era considerado sagrado e eles não admitiam que se fizesse nada nesse dia. Esse ensinamento tinha sido ministrado por Moisés a mando de Deus na época em que libertou o povo hebreu da escravidão do Egito. Mas o principal motivo de Deus ter exigido que naquela época se guardasse o sábado era porque o povo era escravo, e o Senhor queria que eles não somente descansassem um dia, como também nesse dia O buscassem. Caso contrário, o povo iria viver no mesmo regime de escravidão em suas próprias terras e não teria tempo para louvar o Senhor. Assim ficou determinado na época da lei o sábado do Senhor. Mas com Jesus, a geração da Graça, em que a lei se cumpre e se finaliza Nele, se seguimos Jesus, não guardamos o sábado, e também buscamos e louvamos o Senhor todo o tempo, todos os dias, pois não somos escravos, somos livres no Senhor. Jesus no dia de sábado entra no templo, na sinagoga dos judeus e começa a pregar, a ensinar. "E maravilharam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas." (Marcos 1:22). E o que chamava a atenção dos judeus, de todos os ouvintes, era a maneira de Jesus pregar, de ensinar, pois não eram aquelas repetições rotineiras que se ouviam aos sábados. Ele ensinava com poder e autoridade, falava com propriedade. Jesus não se limitava a ler o Torá, Ele pregava, ensinava, dava exemplo, e não procurava falar de maneira a agradar a quem quer que seja. Jesus ensinava e falava sobre o Reino, sobre a salvação. Até a maneira de Jesus ensinar era diferente, pois Ele mostrava como deveria ser ensinado o Evangelho. Mas infelizmente, ao longo do caminho, muitos se perderam, e vemos muito poucos pregadores sérios, com autoridade, ensinando sobre a salvação. Hoje o que a maioria dos pregadores faz é falar sobre bênçãos, sobre prosperidade, o objetivo é encher os templos a qualquer custo. Não se preocupam em pregar e ensinar a Verdade; estão comprometidos em agradar o povo para os fidelizar.
   "E estava na sinagoga deles um homem com um espírito imundo, o qual exclamou, Dizendo: Ah! que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus." (Marcos 1:23-24). Devemos observar como se refere ao templo (sinagoga deles), Jesus estava ensinando e lá se encontrava um homem endemoniado. Quando a Bíblia se refere a espírito imundo, é simplesmente afirmando que é um demônio, pois todos os demônios são espíritos imundos. Esse homem que estava possuído se manifesta e fala, reclama o que eles têm com Jesus, porque eles sabem que o Senhor veio para os destruir. Eles, como espíritos, sabiam quem era Jesus e tinham e têm medo. Várias pessoas continuam possessas de demônios e muitas frequentam templos, igrejas e não são expulsos porque conhecem os pregadores e sabem que não têm autoridade. Muitas são as pessoas que se manifestam, espíritos imundos em templos, e não são expulsos por falta de alguém revestido de autoridade para o fazer. Esses pregadores são conhecidos dos espíritos não por serem homens de Deus, não por terem autoridade e estarem revestidos em nome de Jesus, mas por não o serem. Demônios ou espíritos imundos estão fazendo a festa onde existe ajuntamento religioso, por falta de prática do Evangelho, por não praticarem os ensinamentos de Jesus, porque, se existe alguém revestido de poder e autoridade no nome de Jesus, os espíritos vão reconhecê-lo e vão temê-lo, pois todos os demônios temem diante do Senhor Jesus. Estar revestido com a autoridade no nome de Jesus é muito mais do que abrir a boca e falar em nome de Jesus, é viver, praticar todos os seus ensinamentos. "E repreendeu-o Jesus, dizendo: Cala-te, e sai dele." (Marcos 1:25). Jesus simplesmente interrompeu o espírito e deu a ordem, exigiu que saísse do corpo, da vida do homem. Temos que observar que o Senhor não ficou batendo papo com o espírito, não ficou entrevistando, fazendo festa, não mandou ajoelhar ou fazer qualquer outra coisa, simplesmente mandou-lhe sair. Não houve diálogo, o demônio se manifestou e Jesus mandou-lhe calar e sair. Temos visto casos em que demônios se manifestam e as pessoas ficam batendo papo com eles, querendo saber quem são, qual é seu nome, de onde vieram, para onde vão, quem os enviou. Mas como os demônios são mentirosos, eles causam ainda um dano muito maior, pois acusam pessoas de terem feito trabalhos, terem feito isto e aquilo. Mas esses pregadores, exorcistas não estão revestidos com autoridade plena do Senhor, acabam difundindo mais a confusão e as brigas, pessoas inocentes são acusadas de fazerem trabalhos de macumbas e outras coisas mais.
   "Então o espírito imundo, convulsionando-o, e clamando com grande voz, saiu dele." (Marcos 1;26). Quando Jesus dá a ordem, não existe outra alternativa senão o espírito sair. Ele então convulsiona, urra, torce, retorce, mas sai, porque ele não pode resistir à ordem do Senhor. Quando estamos revestidos da autoridade no nome de Jesus, não importa como é o demônio, nem a quantidade, quantas legiões forem, devemos simplesmente dar a ordem que vão sair imediatamente. Devemos observar que, se não temos essa autoridade, se não estamos em santidade, se não estamos unidos com o Senhor, nada se pode fazer, pois possivelmente o demônio pode se virar contra e causar mais dano. Não existe demônio que possa resistir, porque não é no nosso nome, mas no nome de Jesus, é como se fosse o próprio Jesus falando. Mas, para que isso aconteça, é necessário que a pessoa tenha Jesus na sua vida, e, para tê-lo, é necessário ter uma vida de santidade e prática do seu Evangelho. A impossibilidade de expulsar qualquer que seja o demônio nada mais é do que falta de Jesus e comunhão com Ele. Não existe demônio forte que resista à ordem dada por Jesus, se alguém não está conseguindo dar essa ordem, deve pedir perdão, se santificar e agir com autoridade. "E todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si, dizendo: Que é isto? Que nova doutrina é esta? Pois com autoridade ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!" (Marcos 1 :27). As pessoas nunca tinham visto algo assim, alguém dar uma ordem aos demônios de maneira direta, amordaçar um espírito. Jesus continua amordaçando os demônios e os expulsando. Ele faz isso através dos seus servos, dos que são seus fiéis seguidores, dos que realmente são seus discípulos. As pessoas continuarão a se impressionar com a autoridade exercida por Jesus através dos seus servos. Estamos falando de libertar os oprimidos, de curar os enfermos, de pregar, ensinar o verdadeiro Evangelho, ensinar sobre conversão, salvação. "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E esses sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus." (Marcos 16:15-19). A ordem foi dada por Jesus, e devemos executá-la no seu Nome. Para conseguirmos fazer isso,basta obedecer, praticar seu Evangelho, se santificar e então todos verão o poder de Deus e gloriarão o seu Nome. "E logo correu a sua fama por toda a província da Galiléia." (Marcos 1:28).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço.
Pastor Henrique Lino

Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 
Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c