Pular para o conteúdo principal

UNIDOS E SALVOS PELA GRAÇA

"E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência." (Efésios 2:1-2)

Todos nós que não somos israelitas estávamos mortos em nossos pecados, estávamos fora da bênção e da salvação de Deus, pois inicialmente a salvação veio para os hebreus. Vivíamos entregues aos nossos deleites e pecados, estávamos afastados da presença do Senhor, e não importava o que fizéssemos que nada mudaria. "Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus."(João 4:22). A nossa salvação,ou melhor, a salvação do mundo inteiro veio inicialmente para os judeus, pois assim Deus tinha decidido e aconteceu. Isso não quer dizer que a salvação dos judeus esteja garantida, mesmo porque pela desobediência muitos perecem e vivem em total afastamento do Senhor. Hoje, diante do Senhor, somos todos iguais, e quem vive nas desobediências vive em total afastamento do Senhor e experimentará a segunda morte. "Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também." (Efésios 2:3). Vivíamos entregues sem a menor chance de sermos salvos, e, por nem mesmo ter conhecimento da salvação, éramos totalmente entregues à perdição e sem lei, porque, como não existia nenhuma ordenança, nenhuma lei que apontava o pecado, então não tínhamos pecados. Pecado é desobediência e preceitos, é infligir leis, e, como não existia lei para nós, também não existia pecado, mas também não existia salvação."Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)." (Efésios 2:4-5).Deus, pelo seu imenso amor, nos salvou da morte através do sacrifício da cruz, da morte do seu Filho amado. Antes estávamos mortos nos erros, mas, através de Jesus, podemos ser salvos, podemos escolher a vida, ou seja, não mais existe a sentença de morte imutável, a morte só é para os que não aceitam a salvação através de Jesus.
"E nos ressuscitou juntamente com Ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus." (Efésios 2:6-7). Estávamos mortos, sem a menor possibilidade de ser salvos, de termos vidas, nada existia que podíamos fazer. Mas Deus por meio de seu amor nos deu a salvação por Jesus Cristo, a salvação de graça é a Graça de Deus para todos nós, para o mundo inteiro. Através de Jesus veio a salvação, mas não existe a obrigatoriedade, ou seja, nós é que devemos aceitar ou rejeitar a Graça, vida ou morte, a escolha é nossa. Podemos assentar nos lugares celestiais em Cristo, ou padecer por toda a eternidade nas trevas junto com satanás. "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas." (Efésios 2:8-10). A salvação não foi conquistada por obra de ninguém, mesmo porque nem mesmo sabíamos sobre obediências; somos salvos somente pela Graça, pelo amor de Deus, porque, se fossem obras nossas, mérito nosso, não seria Graça. Temos direitos à salvação através do amor de Deus, da Graça, mas, como feituras, como filhos, devemos viver nas boas obras que Deus preparou para nós. Portanto, temos a Graça, a salvação, mas, para a desfrutarmos, temos que viver de acordo com as boas obras que de antemão foram preparadas. "Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo."(Efésios 2:11-12).Não podemos nos esquecer de onde viemos, não podemos jamais banalizar a Graça, que é o amor, a misericórdia de Deus para nós, que nos uniu, juntou ao seu povo, expandiu a salvação a todos os viventes em Cristo. A salvação é de todos os viventes em Cristo, os que vivem em Cristo, e viver em Cristo é praticar, obedecer ao seu Evangelho. Antes éramos incircuncisos, porque o povo, separado de Deus, tinha que se circuncidar na carne, e isso era somente para os judeus, os israelitas, mas pela Graça fomos alcançados e não temos que nos circuncidar na carne. A circuncisão agora é no coração, tanto para judeus como para todos. A circuncisão na carne hoje nada mais é do que um costume, tradição que nada tem a ver com o Senhor.
"Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto."(Efésios 2:13). Antes estávamos totalmente afastados, separados, mas agora por Jesus, pelo seu sangue, nos aproximamos, estamos perto, mas, para chegarmos totalmente a Ele, é uma decisão nossa. Podemos ser salvos pela Graça, por Jesus, mas não impelidos, obrigados a nos chegarmos a Ele. Deus nos deu livre arbítrio, podemos escolher aceitar ou não, podemos escolher entre a vida e a morte. O que acontece é que agora podemos escolher a vida em Jesus se assim quisermos, mas antes não havia opção, era somente a morte que reinava. Todos estamos perto, mas chegar-se a Ele ou não é nossa escolha. "Porque Ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades." (Efésios 2:14-16). Jesus é a nossa paz, é o elo, Jesus é o que transformou dois povos em um, porque antes existiam os judeus e o resto, que pelo seu sangue transformou em um somente. Acabou com a separação, e todos são iguais diante do Senhor, e morte e vida reinam tanto para um como para o outro. Jesus desfez leis que nos mantinham afastados Dele, e pela sua morte na cruz realizou a união de todos os povos, jogando por terra a separação existente. Agora Ele nos deu o poder de escolher vida Nele ou morte, se vivermos a rebeldia do seu Evangelho. Agora somos todos um em Cristo Jesus. "E, vindo, Ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto; Porque por Ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito."(Efésios 2:17-18). Jesus veio evangelizando, pregando, trazendo vida aos de perto(judeus) e a todos nós dos quatros cantos do planeta. Jesus trouxe a paz, a vida a todos, primeiramente aos judeus e depois a todos nós; mas não podemos esquecer que pela rejeição dos judeus muitos morreram e morrem, tanto fisicamente como espiritualmente, e que a mesma coisa acontece a todos nós. Não existe ninguém privilegiado, todos somos iguais diante do Senhor, e, para aceitarmos a salvação, basta nos submeter ao seu Evangelho. "Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor." (Efésios 2:19-21). Portanto, somos todos de uma mesma família, a família de Cristo, não somos estrangeiros, não somos visitas, somos de casa. Assim, cheguemos com intrepidez diante de nosso Pai e nos submetamos a Ele e aceitemos a Graça, a salvação, porque,quando estamos em erros, pecados, desobediências, estamos rejeitando a Graça e ao amor Dele, estamos rejeitando o sacrifício da cruz, estamos rejeitando o sangue de Cristo. "No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito." (Efesios 2:22).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
 Pr.Henrique Lino 
Se você está passando por algum problema na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 
Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração.

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c