Pular para o conteúdo principal

QUAIS SÃO OS MANDAMENTOS

"E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?" (Lucas 10:25-26)

Jesus, durante todo o seu ministério terreno, foi perseguido pelos fariseus e pelos entendidos da lei que tentavam pegá-lo em alguma armadilha. Aqui vemos um doutor da lei tentando, com uma pergunta sem fundamento, digo sem fundamento porque, sendo ele doutor da lei, com certeza sabia a resposta. Mas ele queria, na verdade, pegar Jesus em alguma contradição, ou que ele falasse contra a lei para poder acusá-lo e pedir a sua morte. Mas Jesus o fez voltar para a sua área, ou seja, para os seus conhecimentos. Respondeu com uma outra pergunta, porque, sendo ele conhecedor da lei, deveria saber a resposta. Assim são os religiosos que por, talvez, conhecerem, ou pensarem que conhecem, a lei, questionam a maneira de viver e de ensinarmos. Mas Jesus já respondeu a essa pergunta para todos, e, se quisermos saber a resposta, basta consultar a sua Palavra e descobriremos que não é a religião que salva, conduz à vida eterna, mas Jesus, o próprio Senhor Jesus é que faz com que possamos herdar a vida eterna.O Evangelho é o Caminho, o Verbo, a Palavra. "E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo."(Lucas 10:27). A lei termina em Jesus, e Ele deixou somente dois mandamentos: amar a Deus e ao próximo. Se praticarmos esses dois mandamentos, cumprimos todo o resto, porque sabemos que amar a Deus é guardar os seus mandamentos, então tudo se resume a obediências. Assim como amar ao próximo como a nós mesmos é um mandamento do Senhor. Sabemos que quem o pratica herdará a vida eterna, porque ama e respeita o Criador, amando a criatura. Quem ama a Deus não lhe desobedece e pratica o segundo mandamento amando o próximo como quer ser amado, e por tal motivo tudo se encerra nesse círculo, e nele não há pecado. "E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás. Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?" (Lucas 10:28-29). Mas as pessoas sempre vão procurar justificar, buscar desculpas para não praticarem a Palavra de Deus, como esse doutor da lei, perguntando quem era o próximo - é claro que ele sabia. Sabemos que todos os seres humanos, independentementede idade, raça, credo, são nossos próximos, todos os que são à imagem e semelhança de Deus.
"E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto." (Lucas 10:30). Jesus então conta uma história, uma parábola, desenha-a para que todos entendam sem sombra de dúvidas. Fala de um homem que ia de Jerusalém para Jericó. Devemos saber que esse que descia de Jerusalém era para ser um homem de Deus, porque Jerusalém era habitada pelo povo escolhido pelo Senhor, pessoas que conheciam Deus, mas sabemos que conhecer nem sempre é respeitar e obedecer. Não queremos aqui dizer que esse era um pecador, muito pelo contrário, queremos frisar que tudo acontece com todos. Esse homem caiu nas mãos dos ladrões que,além de roubarem tudo o que ele tinha, ainda o espancaram deixando-o gravemente ferido, quase morto. Fato comum e rotineiro em nossos dias. "E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo." (Lucas 10:31).Nessa mesma ocasião, estava passando um sacerdoteque viu aquele homem jogado, atirado à beira do caminho gravemente ferido, mas continuou o seu caminho e não parou para socorrê-lo. E sacerdotes têm como função ensinar a Palavra de Deus, os mandamentos, têm de abençoar e ensinar a amar a Deus e ao próximo, mas esse nada praticou do que deveria ensinar. Assim são os sacerdotes da atualidade, que falam de amor, mas extorquem as ovelhas, não cuidam, não protegem, além de cometerem vários tipos de crimes contra as leis de Deus. Sacerdotes pastores, adúlteros, desonestos, mentirosos, que não socorrem quem necessita nem mesmo dentro dos templos, muito pelo contrário, querem tomar o pouco que as pessoas têm. Esses mesmos líderes nas ruas fecham os vidros dos carros quando alguém se aproxima pedindo ajuda, socorro, negam pão e moedas a quem as pede, dizendo que é para o bem delas, pois iriam gastar o dinheiro de forma errada, com bebida. "E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo." (Lucas 10:32). Também passou por ali um levita, um homem daqueles que eram separados por Deus para ministrar no templo, na casa de Deus, e este, como o sacerdote, não parou para prestar socorro ao que necessitava. Exatamente como muitos dos que se dizem homens e mulheres de Deus, que muito falam, mas não ajudam nem socorrem ninguém.
"Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele." (Lucas 10:33-34). Os samaritanos eram assim chamados por habitarem em Samaria, cidade que, após a divisão de Israel em reino do norte e do sul, ficou sendo Jerusalém, como capital de Judá, e Samaria, como capital de Israel. Essa divisão se deu na época de Roboão, filho de Salomão e neto de Davi. O rei de Israel era Jeroboão, que na época fez um bezerro de ouro ao qual o povo adorava como sendo o seu deus. Já o povo de Judá adorava no templo feito por Salomão em Jerusalém. Portanto, os samaritanos não se davam com os de Jerusalém e vice-versa, os samaritanos eram idólatras e não praticavam a Palavra de Deus. Mas vemos que foi samaritano, um habitante de Samaria que socorreu o homem de Jerusalém ferido, um que era declarado pecador e impuro que mostrou compaixão e agiu como filho de Deus, praticando a Palavra. Assim vemos muitas pessoas que não são evangélicas, praticam outras religiões, mas têm muito mais caráter, compaixão e amor do que muitos que se denominam cristãs. Religião é o engano do diabo, porque pessoas que são praticantes de religião são somente homens e mulheres que se dizem de Deus dentro do templo, igreja, e isso quando o são, porque fora são piores do que qualquer mundano, porque não praticam o amor, a compaixão, não vivem o que falam ou ensinam. "E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar." (Lucas 10:35). Esse samaritano simplesmente praticou os mandamentos do Senhor, pois ele amou a Deus acima de qualquer coisa, simplesmente obedecendo, e amou o próximo como a ele mesmo, fazendo o que gostaria que fizessem com ele, se necessitasse. Não podemos ser mesquinhos, miseráveis, avarentos e falar que amamos Deus; não podemos gastar grandes quantias com luxo ou com um animal de estimação e não cuidar, não ajudar, socorrer o próximo, pois isso não é ser cristão. Não importa a religião ou a denominação, é dever de sempre e em todo tempo e lugar socorrer a todos os que necessitarem de ajuda. Deixemos a hipocrisia de lado e sejamos realmente filhos e filhas de Deus, demonstrando amor ao Pai e ao próximo. "Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?" (Lucas 10:36).Aprendamos com Jesus e sejamos cristãos verdadeiros. Pratiquemos a misericórdia e o amor, não sejamos hipócritas, mas tementes a Deus. "E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira." (Lucas 10:37).

Leiam e pratiquem a Bíblia.Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr.Henrique Lino 
Se você está passando por algum problema na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 
Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração.

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c