Pular para o conteúdo principal

O QUE É A PÁSCOA

"E, no primeiro dia dos pães ázimos, quando sacrificavam a páscoa, disseram-lhe os discípulos: Aonde queres que vamos fazer os preparativos para comer a páscoa?" (Marcos 14:12)

A Páscoa relembrava a libertação dos israelitas da escravidão de mais de 400 anos no Egito. Sendo judeu, Jesus tinha o costume de celebrar essa festa. Mas a festa, a comemoração da páscoa nada tem a ver com coelho ou chocolate; os judeus a comemoram com pão sem fermento, lembrando exatamente a libertação. Jesus sempre nos ensinou que devemos nos precaver, ser prudentes, não sermos insensatos, como vemos nas parábolas que Ele contava. Ele mesmo era cauteloso, prova disto que, sabendo que era a última páscoa de que participaria, tomou providências no sentido de antecipá-la e, de antemão, mandou preparar o local e tudo mais. Jesus já tinha tomado precaução quanto ao local da sua última ceia, e nem mesmo os seus discípulos sabiam disso. Assim também deveremos fazer, sermos cautelosos em tudo, em comprar, só fazer com a certeza de que conseguiremos pagar, e não comprarmos muito para que depois não fiquemos endividados. Não devemos confiar excessivamente em pessoas, não importa quem quer que sejam, não importa se é parente, amigo, patrão, nem mesmo confiarmos em qualquer coisa, mas confiar sempre no Senhor, porque tudo falha, só Deus permanece firme para sempre. "E enviou dois dos seus discípulos, e disse-lhes: Ide à cidade, e um homem, que leva um cântaro de água, vos encontrará; segui-o." (Marcos 14:13). Os judeus não tinham o hábito de carregar água, isso era tarefa das mulheres, portanto sabemos que esse era um sinal previamente combinado com Jesus para os discípulos identificarem quem iria conduzir à casa onde aconteceria a Ceia do Senhor. Jesus tomou essas providências porque sabia que já o estavam buscando para matá-lo, e Ele tudo fez para levar a sua missão até o final. "E, onde quer que entrar, dizei ao senhor da casa: O Mestre diz: Onde está o aposento em que hei de comer a páscoa com os meus discípulos?E ele vos mostrará um grande cenáculo mobilado e preparado; preparai-a ali."(Marcos 14:14-15).O jovem que estava carregando cântaro com água era Marcos, o próprio autor desse livro, ou seja, do Evangelho de Marcos, e já estava tudo preparado a pedido de Jesus.
"E, saindo os seus discípulos, foram à cidade, e acharam como lhes tinha dito, e prepararam a páscoa. E, chegada a tarde, foi com os doze."(Marcos 14:16-17). Jesus em nenhum momento foi surpreendido com nada, pois Ele já sabia de tudo o que iria acontecer com antecedência, e por isso Ele podia se precaver. Jesus tinha conhecimento através das Escrituras, das profecias,de que o seu tempo na terra estava no fim. Jesus afirmava o tempo todo que o Pai vivia Nele, e Ele no Pai, e por isso tudo sabia, mas isto acontecia porque Ele foi obediente até a morte, e morte de cruz. Jesus era Deus, mas estava na terra como homem carnal, e não tinha nada a mais do que qualquer um que se dedicar a viver pela fé no Senhor e se santificar. O próprio Jesus disse que teríamos poderes e faríamos obras maiores do que as Dele, porque Ele iria para o Pai. Não podemos permitir sermos surpreendidos por nada, nem mesmo pelo diabo, porque, se vivermos na Palavra, anteciparemos todos os movimentos dele. O segredo é viver na Palavra, no Evangelho de Jesus Cristo. "E, quando estavam assentados a comer, disse Jesus: Em verdade vos digo que um de vós, que comigo come, há de trair-me." (Marcos 14:18). Jesus sabia que ia ser traído por um dos seus discípulos, sabia que seria preso e morreria na cruz; afinal, foi para isso que Ele veio, e Ele não tentou correr ou fugir da sua missão, ao contrário, tudo fez para que se cumprisse regiamente.Jesus fez questão de mostrar que sabia o que iria acontecer, pois Ele diz que sabe que um daqueles é o traidor, mas Ele não apontou diretamente para que todos soubessem, para não trazer confusão e atrapalhar o plano do Senhor. "E eles começaram a entristecer-se e a dizer-lhe um após outro: Sou eu? E outro disse: Sou eu? Mas Ele, respondendo, disse-lhes: É um dos doze, que põe comigo a mão no prato." (Marcos 14:19-200). Os discípulos bem que tentaram descobrir quem seria, mas Jesus só informou que era um daqueles que estava comendo com Ele, explicando que um era o traidor, e, quando isso acontecesse,ficarem sabendo que Ele, Jesus, já sabia de tudo. "Na verdade o Filho do homem vai, como Dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para o tal homem não haver nascido."(Marcos 14:21). Mas fez questão de falar sobre o sofrimento que enfrentaria esse traidor. Jesus afirma que com Ele vai acontecer tudo o que as Escrituras falavam, mas o traidor experimentaria o pior dos sofrimentos, que teria sido muito mais vantajoso se não houvesse nascido. Mas observamos que Judas, que foi o traidor, mesmo ouvindo essa advertência, não teve medo, continuou com o seu plano de trair o Filho de Deus.
"E, comendo eles, tomou Jesus pão e, abençoando-o, o partiu e deu-lho, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo." (Marcos 14:22). Jesus, após abençoar o pão, antes mesmo de o comer, manda que eles comam,e diz que eles estavam comendo o seu corpo. Jesus com esse gesto mostra a sua morte e também a nova aliança, e dá mandamentos, porque é mandamento que todos os cristãos participem da ceia e comam a sua Carne. Comer da Carne de Jesus, do seu Corpo é viver no seu Evangelho. Para os judeus, a páscoa representa a libertação do Egito, para nós, cristãos, representa a libertação da escravidão do pecado, pois o sangue do Cordeiro nos comprou para Deus. Aquele que não comer a carne de Cristo não tem parte com Ele. "E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho; e todos beberam dele. E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que por muitos é derramado." (Marcos 14:23-24). De igual maneira, após abençoar o suco da videira, manda que todos bebam (não somente os sacerdotes ou padres), pois representa o seu sangue, que seria e foi derramado por todos nós; é pelo sangue Dele que temos direito à salvação, uma vez que as suas feridas são para a cura de todas as nossas enfermidades. O sangue de Jesus foi derramado somente para nos dar salvação, e não outra coisa qualquer. Beber o Sangue de Jesus é participar da sua morte; é aceitar o sofrimento da cruz; é viver em obediência aos seus preceitos; é praticar o Evangelho. Páscoa é momento de oração, reflexão e não de comércio, mas de comemorarmos a nossa libertação. E a invenção de coelho que bota ovos de chocolates nada mais é do que uma armadilha, ardil do diabo para desviar a atenção do sacrifício da cruz, assim como ele fez com o tal de papai Noel. "Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da vide, até àquele dia em que o beber, novo, no Reino de Deus." (Marcos 14:25).Jesus disse que não mais beberia o suco da videira aqui na terra como homem, somente no Reino de Deus. Jesus estava se despedindo da vida aqui como homem, e depois saiu alegre em direção ao jardim do getsêmani, onde sabia que seria preso e conduzido a julgamento, e que seria condenado, humilhado, espancado, crucificado e morreria ali na cruz do Calvário. Mas Ele sabia também que não permaneceria morto, pois o Pai o ressuscitaria ao terceiro dia, e que seria vitorioso por toda a eternidade, e que quem viver Nele também será vitorioso. Por isto alegre cantou. "E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras." (Marcos 14:26).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr.Henrique Lino
Se você está passando por algum problema na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 
Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração.

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c