Pular para o conteúdo principal

RESPEITANDO A AUTORIDADE ESPIRITUAL

"E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam." (1 Tessalonicenses 5:12)

Paulo, em seus conselhos e orientações à igreja de Tessalônica, dá uma série de recomendações, as quais, na verdade, são atuais e servem para toda a igreja do Senhor. Essas recomendações, hoje, se aplicadas em igrejas, templos, reuniões, ajuntamentos, se aplicadas a cada um que se diz cristão, com certeza teremos realmente uma igreja santificada, pura, como o Senhor Jesus deseja. É necessário respeitar o líder da igreja, o pastor, que é o anjo da igreja, e todos os outros líderes, presbíteros, diáconos, obreiros de uma forma geral, pois estes têm a obrigação, o dever de orar e cuidar do rebanho do Senhor. Mas, se o pastor, o anjo da igreja, não estiver agindo em conformidade com a Palavra de Deus, não cabe às ovelhas criticar, mas simplesmente abandonar, sair daquela congregação e buscar outra. Com certeza o pastor prestará contas ao Senhor, mas a ovelha não foi capacitada para julgar ou acusar aqueles que têm a responsabilidade de cuidar da vida espiritual delas. Infelizmente, são muitos os pastores líderes que pregam a mentira, que a vivem e a ensinam, mas, quando identificamos esses erros, devemos simplesmente abandonar aquele líder, ou aquela congregação, porque, se permanecermos, estaremos concordando com os seus erros. Também devemos saber que a ovelha pode seguir ou não o líder, mas nunca é tocada, empurrada ou obrigada, e muito menos coagida. "E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós." (1 Tessalonicenses 5:13).Ao concordar que o pastor, o líder, é um homem de Deus, que ele prega e ensina a Palavra verdadeira e legítima, então ame, apoie, ajude, porque ele cuida, ora, luta pela alma de cada uma das suas ovelhas. Não se pode ficar em uma congregação sem concordar com os ensinamentos e a liderança, pois, além de nada receber, não haver crescimento espiritual, não se alimentar espiritualmente, ainda se incorre em erros e pecados, o da desobediência e rebeldia. Não existe obrigatoriedade de ninguém permanecer em uma congregação, e também se o membro quiser sair e mudar de congregação e se o pastor, líder, não quiser dar a bênção, simplesmente saia, pois ninguém é chamado para a servidão, ou constrangimento."Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?" (Amós 3:3). Se não concorda com a doutrina, com os preceitos, então saia e vá em paz buscar uma congregação que se adapte melhor a você, independentemente da bênçãodo pastor.
"Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos." (1 Tessalonicenses 5:14). Mas os que na igreja são desordeiros, fofoqueiros, mentirosos, bagunceiros, críticos, acusadores, invejosos, estes devem ser chamados à atenção de forma enérgica, e, se não aceitarem, se não mudarem, então que sejam convidados a sair, em outras palavras, que sejam expulsos da igreja, da congregação, porque uma maçã podre estraga todo o resto. Mas os fracos na fé, os que lutam para se manterem em pé, os que enfrentam lutas devem receber todo o apoio da igreja, da liderança, de todos, apoio em todos os sentidos em que estiverem necessitando, tanto físico, material, quanto espiritual. Têm que ser visitados, apoiados, consolados, orientados e encaminhados ao que for preciso, mas jamais desprezados. Usar da paciência para com todos, amando com o amor de Cristo, mas jamais tolerantes com pecado ou desordem, sendo firmes como o Senhor o é. "Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos." (1 Tessalonicenses 5:15). "Amar o próximo como a si mesmo", esse é o segundo maior mandamento do Senhor Jesus, portanto, ajudar a socorrer a todos os que precisarem,independentemente de achar que a pessoa merece ou não. Devemos saber que é nossa obrigação, mandamento do Senhor socorrer quem necessite, mesmo que a pessoa socorrida não goste ou não nos agradeça ou reconheça. Se nos fizerem o mal, façamos o bem. Mas temos que entender que fazer o bem não é concordar com erros nem pecados. "Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar." (1 Tessalonicenses 5:16-17). O cristão deve sempre viver alegre, pois quem conhece o Senhor, por mais difícil a situação pela qual esteja passando, estará feliz, pois sabe o que o espera, tem conhecimento do amor e das promessas do Senhor, sabe que elas se cumprirão em nossas vidas. Portanto, sabe que o futuro será de abundâncias e que viverá por todo o sempre, sabe que as tribulações são momentâneas.E constantemente está em oração, em pensamento, ou verbalmente, falando com o Senhor em toda parte: no trabalho, na igreja, no colégio, ao se divertir, em toda parte, porque a oração é quando se fala com o Senhor, com o Pai. Quando lemos a Bíblia, Deus fala conosco, mas, quando oramos, nós é que falamos com Deus.
"Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." (1 Tessalonicenses 5:18). Não importa o que esteja acontecendo devemos dar graças ao Senhor, louvar e agradecer por tudo; porque tudo o que temos e conseguimos vem Dele, tudo o que nos acontece é vontade ou permissão Dele, portanto não podemos ser ingratos. Muitas vezes algo nos acontece que julgamos ser uma tragédia, um atraso, ou prejuízo, erramos e não sabemos ou entendemos que é o cuidado do Senhor, para que não soframos muito mais à frente.Também pode ser por disciplina, ensino, correção, mas em tudo devemos agradecer, pois Ele é soberano, Ele é Deus e cuida de todos nós, porque não sabemos cuidar de nós mesmos. Tudo o que nos acontece tem o querer do Senhor, então regozijemo-nos e nos alegremos Nele. "Não extingais o Espírito." (1 Tessalonicenses 5:19). Quando não aceitamos a Palavra, a direção do Senhor, estamos extinguindo o Espírito Santo das nossas vidas, porque Ele é o Consolador de Deus, e é Ele que nos convence dos erros, pecado e juízo, e, ao rejeitarmos a Palavra,os mandamentos do Senhor das nossas vidas, estamosrejeitando o Espírito Santo. Rejeitar as ordenanças do Senhor é negar a direção e condução do Espírito de Deus; e quando se faz isso de maneira repetida e constante, sabendo o que se está fazendo, então se extingue o Espírito Santo da vida dessa pessoa, ou seja, jamais poderá tê-lo novamente, porque se extinguiu para ela. "Não desprezeis as profecias." (1 Tessalonicenses 5:20). Jamais despreze as profecias do Senhor,digo profecias bíblicas, com fundamento na Palavra, profeciasdo Espírito, e não falatórios e engano, muito comum atualmente. As profecias do Senhor jamais poderão ser desprezadas, pois elas são avisos, alertas do Senhor, são revelações do que há de vir. "Examinai tudo. Retende o bem." (1 Tessalonicenses 5:21). Tudo deve ser examinado à luz da Palavra, não se pode aceitar nada por emoção, tudo deve ser analisado, observado se realmente está de acordo com a sã doutrina. O que for contrário, rejeitar, não permitir que se faça parte, mas o que estiver de acordo com os preceitos do Senhor deve ser retido, guardado, aceito, mantido, por mais que possa parecer doloroso no momento. Não à emoção, mas sim ao espírito. "Abstende-vos de toda a aparência do mal." (1 Tessalonicenses 5:22). Não basta não fazer o mal, ou não cometer erros e pecados,mas também fugir, se afastar daquilo que pode ter interpretação errada. De tudo o que alguém pode interpretar de maneira errada devemos nos afastar, porque devemos ser vistos e conhecidos como verdadeiros homens e mulheres de Deus. Vivei em santidade. "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." (1 Tessalonicenses 5:23).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr.Henrique Lino

Se você está passando por algum problema na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 
Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração.

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c