Pular para o conteúdo principal

O PAI DAS MISERICÓRDIAS

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação." (2 Coríntios 1:3)

Deus é tudo, e nas Escrituras vemos que Ele se identifica como o EU SOU, mostrando que Ele é o início, o fim, e, sendo Ele, é claro que também é o Deus da consolação, o Pai das misericórdias, porque não existem misericórdias fora Dele, não existem o socorro, a ajuda, se não for Ele que os enviar. Quando estamos em momento de aflição, em desertos, é Ele quem envia o socorro, a ajuda, que chega de várias maneiras, mas sabemos que só acontecem porque Ele permitiu, autorizou. Também nos nossos momentos difíceis encontramos consolo, afago, força, ânimo, e sabemos que tudo vem do Senhor; são as ações de Deus para não desanimarmos, para prosseguirmos, para continuarmos na caminhada. Muitas vezes as lutas são tão grandes aos nossos olhos, que achamos que não iremos vencê-las, que não conseguiremos suportá-las, mas inexplicavelmente surge alguém ou alguma coisa que renova as nossas forças, muitas vezes são palavras, testemunhos, mas que acontecem quando já estamos quase desistindo, e com aquele consolo andamos um pouco mais e então o milagre acontece e somos vitoriosos. "Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus." (2 Coríntios 1:4).Recebemos o consolo que vem da parte do Senhor, independentemente de como acontece ou por quem, mas sabemos que simplesmente é uma ação do Senhor, e isso acontece para que também possamos consolar a todos os que estiverem sendo atribulados, todos os que estiverem passando por lutas, sofrimentos, batalhas, desertos. Quando alguém está passando por lutas, é nosso dever primeiramente procurar ajudar a socorrer, provendo essa pessoa do que necessita se estiver ao nosso alcance, e também, se for o caso, consolá-la com palavras e testemunhar o que Deus fez em nossas vidas e em situações semelhantes para que ela se encoraje e lute, caminhe um pouco mais. Da mesma maneira que fomos consolados quando passamos por lutas, também devemos fazer com as outras pessoas que estejam em situações semelhantes sejam consoladas. Amar o próximo como a nós mesmos é o segundo maior mandamento, e praticá-lo é consolar a todos os que passam por lutas. Assim como também fomos consolados e vencemos, de igual maneira queremos que eles vençam.
"Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também é abundante a nossa consolação por meio de Cristo." (2 Coríntios 1:5). Jesus sofreu todo tipo de dor, humilhação, até morte, e mesmo assim venceu tudo, inclusive a morte, e nos fez vencedores Nele, nos deu vida porque Ele foi vitorioso, e nas suas atribulações encontrou o consolo do Pai. E em Jesus temos consolo porque sabemos que, por mais difícil que seja a nossa luta, nosso sofrimento, sabemos que, se permanecermos fiéis ao Senhor, seremos vencedores, assim como Ele o é. Jesus não nos enganou dizendo que não sofreríamos, Ele não prometeu o paraíso aqui, mas Ele disse que teríamos lutas. "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:33).Vemos que Ele disse que, enquanto estivermos aqui no mundo, teremos lutas, aflições, tribulações, mas que não desanimássemos, pois Nele venceremos, porque Ele mesmo já venceu por nós. Ser cristão, viver, praticar o Evangelho de Jesus Cristo não significa ausência de lutas, muito pelo contrário. Significa que em todas as lutas e batalhas por que passarmos teremos paz, descansaremos nas consolações Dele, pois sabemos que já somos vencedores Nele. As consolações do Senhor são para os momentos das nossas tribulações, a sua paz para vivermos e aplicarmos em nosso viver, para não nos desesperarmos diante de qualquer situação, porque estamos firmados na Rocha que é o Senhor. "Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação é; ou, se somos consolados, para vossa consolação e salvação é, a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos." (2 Coríntios 1:6). Se passamos por aflições, é para consolação de todos, e quando estamos sendo consolados, é também para a consolação de todos, porque com a mesma consolação com que somos consolados também consolamos, porque através do nosso testemunho de vitória todos também sabem que vencerão e, portanto, perseveram em praticar e viver o Evangelho de Jesus Cristo. Sabendo que somos todos iguais, e que também padecemos por lutas, passamos por atribulações e as superamos; assim também todos sabem que de igual modo superarão todas as tribulações que advirem.
"E a nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação." (2 Coríntios 1:7). Temos esperança de que através das nossas vidas, testemunhos, palavras, das nossas aflições, muitos serão consolados e com certeza vencerão as suas próprias tribulações, mas esse consolo apresentado por nós não é nosso e sim do Senhor. Somos atribulados, mas consolados pelo Senhor Jesus Cristo, pois, assim como o Pai o consolava, nós também poderemos consolar de alguma maneira os atribulados. "Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia.(Lucas 22:42-43). Deus não tirou Jesus da aflição,mas o consolou,enviou o anjo para o fortalecer, e assim Ele continuou no que estava previsto, foi vencedor e está sentado à direita de Deus Pai e tem todo o poder. O Senhor nos consola e manda que consolemos uns aos outros; a ordem é consolar com as mesmas consolações Dele. "Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus.(Isaias 40:1). Portanto, não desanimemos e também incentivemos todos a prosseguir, a não parar, nem desanimar, pois as lutas terão galardão. Também pedimos que todos sejam consoladores do Senhor, e com as mesmas consolações que foram um dia consolados também consolem."Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos." (2 Coríntios 1:8). O apóstolo Paulo sabia e aplicava isso, pois muito foi atribulado por pregar o Evangelho, mas era consolado com as consolações de Deus, e ele também consolava a todos, e até hoje as suas consolações nos consolam, incentivam e nos animam a prosseguir sabendo que somos vencedores. Assim, não negamos nossas tribulações, não nos omitimos, não passamos uma imagem de vencedores, de intocáveis do Senhor, porque não existem, e todos os que servem ao Senhor passam por lutas, mas recebem a consolação do Senhor. Ele pode não nos tirar do problema, mas consola, fortalece até a vitória. Sabemos que enfrentaremos lutas e aflições, isso não quer dizer que seja sinal de maldição, mas simplesmente porque ainda estamos no mundo, e sabemos que o mundo jaz no maligno. Então temos exemplo no ídolo, que é Jesus, que tudo suportou e recebeu consolo do Pai, e é o maior vencedor, e hoje nos consola e conforta para que também sejamos vencedores nele. "Mas já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos; O qual nos livrou de tão grande morte, e livra; em quem esperamos que também nos livrará ainda,Ajudando-nos também vós com orações por nós, para que pela mercê, que por muitas pessoas nos foi feita, por muitas também sejam dadas graças a nosso respeito."(2 Coríntios 1:9-11).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
 Um abraço,
Pr.Henrique Lino

Se você está passando por algum problema na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 
Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração.

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c