Pular para o conteúdo principal

DE ONDE VEM AS TRAGÉDIAS

"De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?" (Tiago 4:1)

Gostamos de culpar o Senhor pelo mal que nos acontece, quando uma criança falece, ou uma pessoa que julgamos boa, correta, morre ainda jovem. Quando uma tragédia acontece, as pessoas que se dizem cristãs, que são a maioria, logo se levantam e começam a questionar o porquê daquilo ter acontecido, porque Deus permitiu. Mas ninguém tem coragem de assumir a sua parcela de culpa, todos querem passar por inocentes, e o máximo que fazem é procurar assumir pequenos erros que acham que em nada influenciam. Mas o fato de as tragédias, as desgraças se abaterem sobre nós é única e exclusivamente nossa, e todos têm culpas, ninguém é inculpável diante de Deus. "Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis." (Tiago 4:2). A preocupação excessiva em ter, em desfrutar de prazeres aqui, a cobiça, a soberba, orgulho fazem com que as pessoas se transformem em egoístas, que lutam de todas as maneiras para adquirir bens, em querer a todo preço desfrutar alegrias aqui, e acham que só conseguirão isto tendo riquezas. Pessoas colocam a sua confiança no que é perecível e nos seus familiares acima de qualquer coisa, pois desprezam outros.Lutam da maneira que acham que precisam para ter e resolver tudo, e esquecem-se do Senhor, porque, se colocarem nas mãos Dele, é só pedir que receberão o que lhes é necessário para viver aqui. "Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." (Tiago 4:3). Mas, por não buscarem o Senhor como deveriam, por não colocarem a confiança no Senhor, por não praticarem as suas ordenanças, quando oram pedindo a Ele alguma coisa, não recebem. Isso acontece porque não sabem pedir, uma vez que pedem o que é supérfluo, o que não é necessário, essencial. Pedem por inveja, ganância, pedem para esbanjar, esquecendo que tantos passam por necessidades sérias e em várias áreas, e que Deus é Pai tanto de um como de outro. Deus é justo e a todos trata por igual, portanto jamais atenderá alguém que não pensa no próximo, uma vez que somos todos criaturas e feitura Dele. Para receber, peça o que é justo, mas, para pedir o que é justo, é necessário ser justo, agir e viver em justiça.
"Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." (Tiago 4:4). As pessoas estão comprometidas em ter prazer e felicidades aqui a qualquer custo, o adultério impera, a fornicação, a prostituição é normal, a mentira faz parte do cotidiano da maioria, a maldade habita nos corações de todos, o desprezo pela Palavra do Senhor é vivida em todas as partes e, principalmente, dentro dos templos que deveriam ter a obrigação de vivê-la e ensiná-la.As pessoas colocam a sua fé em coisas perecíveis ou em criatura, e não no criador. Estão preocupadas em viver, divertir, curtir, ter prazer, independentemente de estarem de acordo com a Palavra de Deus, e por tal motivo o mal vem sobre todos. As pessoas querem agradar umas às outras, mas se esquecem do Senhor, são amigas do mundo de coisas, e são inimigas do Senhor, e por tal motivo o mal vem sobre todos para destruir mesmo. "Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?" (Tiago 4:5). Deus tem zelo por nós, se andamos contráriosà sua Palavra, se preferimos as coisas do mundo, se não respeitamos a sua Palavra, rejeitamos seu cuidado, então o Criador tem todo o direito de fazer o que quiser com a sua criação. Ao amar o mundo e seus prazeres, estamos traindo o Senhor."Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." (Tiago 4:6).Deus atende e cuida dos seus, dos que o amam, e esse amor só pode ser demonstrado com obediência aos seus preceitos, mas a todos os presunçosos, soberbos, os que acham que podem alguma coisa, os que acham que o paraíso é aqui e têm que desfrutar do melhor, esses padecem, aqui e para sempre. "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4:7).Sujeitar-se a Deus é submeter-se a Ele; é fazer a sua vontade; é guardar os seus mandamentos; é resistir às vontades carnais, aos desejos; é não ceder às paixões do mundo, mas buscar se aproximar cada vez mais do Senhor. Mesmo que no início pareça difícil, mas, se insistir, vencerá, resista às tentações que elas se enfraquecerão, o diabo não tem força quando praticamos a Palavra, quando submetemos a Palavra do Senhor. Busque o Senhor e seja vencedor.
 "Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações."(Tiago 4:8). Chegar-se a Deus é concordar com Ele, com os seus mandamentos, é viver segundo as suas ordenanças, portanto é não aceitaro que o mundo oferece, uma vez que sabemos que o mundo jaz no maligno. Converter, abandonar os erros, os pecados, abandonar tudo o que desagrada o Nosso Criador. "Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará." (Tiago 4:9-10). Abandonar o comportamento mundano, arrepender-se da maneira como viveu até hoje, buscar uma mudança, abandonar os prazeres mundanos, a alegria passageira, buscar o que é duradouro, é eterno. Reconhecer a nossa condição de criatura e nos humilhar diante do Senhor, do Deus Todo Poderoso, do Criador. Essa humilhação não somente com palavras, mas muito mais com atitude. Conversão, mudança de direção, isso é o que é necessário para ser amigo de Deus. "Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?"(Tiago 4:11-12). Não podemosolhar para os erros dos outros esquecendo os nossos, não podemos julgar e condenar o mundo se fazemos parte Dele. O julgamento pleno é do Senhor, porque Ele não conheceu e nem conhece o pecado, mas nós, que nascemos sobre o pecado, não podemos condenar aqueles que não conhecem a Palavra. Falar mal, apontar erros, fofocar, isso é julgamento, e quem assim procede está pecando, errando, indo contra a Palavra de Deus. "Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece." (Tiago 4:13-14). Devemos deixarde ser arrogantes,deixar de pronunciar o desejo do nosso coração como fato, porque, quando afirmamos que vamos fazer isto ou aquilo e não colocamos o Senhor como sendo o Senhor de tudo, estamos pecando feio. Só podemos fazer qualquer coisa se for a vontade ou permissão do Senhor, pois, se Ele não quiser, nada faremos, nada conseguiremos. Se for a vontade do Senhor, pode cortar o nosso ar em um instante e desfalecemos, a nossa vida se vai; para qualquer empreitada ser bem-sucedida, deve ser colocada diante do Senhor. E sempre lembrar que só poderemos fazer qualquer coisa se o Senhor assim o quiser. "Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo."(Tiago 4:15).Se o Senhor quiser, tudo faremos, mas, se Ele não desejar, nem nos movemos, pois toda força é Dele. Portanto, deixemos nossa soberba e nos humilhemos diante Dele, e por Ele seremos exaltados. "Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna." (Tiago 4:16). Toda vez que afirmamos que podemos, que a decisão é nossa,estamos indo contra a Palavra do Senhor, e isso é uma ação maligna. Quem se coloca contra os preceitos do Senhor está se colocando a favor do mal, do diabo. E então receberá tratamento de adversário e de inimigo de Deus. "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado." (Tiago 4:17).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
 Pr.Henrique Lino 
Se você está passando por algum problema na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 
Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração.

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c