Pular para o conteúdo principal

A QUEM DEVEMOS TEMER

"Ajuntando-se entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia." (Lucas 12:1)

Onde Jesus estava sempre havia multidões, e por vários motivos, uns em busca somente de um milagre, uma cura de enfermidade, outros em busca de alimentos do corpo, depois que viram ou ficaram sabendo das multiplicações de pães e peixes. Outros ainda queriam levantá-lo, ou acreditavam que Ele seria o rei físico da nação judaica, além, é claro,dos religiosos que por inveja o perseguiam para ver se o pegavam em alguma armadilha para assim acusá-lo formalmente. Bem poucos mesmo estavam ali pelo motivo legítimo, que seria o de ouvir a Palavra verdadeira, beber da água viva, beber diretamente da fonte de águas limpas.Mas o Senhor sabia, conhecia e conhece cada um e a intenção do coração; por esse motivo, Jesus avisa, alerta os seus discípulos que deveriam tomar cuidado com o fermento dos fariseus, ou seja, com a sua doutrina, ensinamentos, testemunhos, modo de vida. Os ensinamentos delessão como uma gangrena, essa praga de ensinos que é frontalmente contráriaà Palavra de Deus, estes que foram perseguidores de Jesus e hoje perseguem o Evangelho do Senhor: os mentirosos, negociadores da fé alheia, comerciantes da fé, pregadores de facilidades, pregadores permissivos, defensores de reino terreno, mundano, defensores do adultério e das desonestidades, mentirosos que a tudo justificam. Estes, Jesus alertou para tomarem muito cuidado com o ensino e modo de vida deles. O Senhor não se impressiona com quantidade, pois sabe e conhece o coração de todos. "Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido." (Lucas 12:2). Nada fica escondido diante do Senhor, por isto não importa o levantar das mãos nem o abrir da boca para orar e louvar, se não tiver o coração reto e temente a Deus, se não estiver comprometido com a sua Palavra, com o Evangelho; se não for convertido, nada receberá. São cegos guiando outros cegos, porque, se não amarem realmente o Senhor e seus preceitos, se não tiverem o sentimento de obediência ao Senhor, nada conseguirão. Igreja cheia nem sempre é sinal de bênção e ação do Senhor, a verdadeira prosperidade da igreja é medida pelo respeito e prática da Palavra de Deus.
"Porquanto tudo o que em trevas dissestes, à luz será ouvido; e o que falastes ao ouvido no gabinete, sobre os telhados será apregoado." (Lucas 12:3). Não se consegue esconder nada do Senhor, tudo o que falamos ou pensamos é do conhecimento Dele, a mentira e a falsidade servem somente para nos afastar Dele, para nos conduzir para o afastamento total e definitivo Dele. A hipocrisia (ato de representar o que não é, fingir) é somente um instrumento do diabo para conduzir pessoas ao seu reino. Sabendo que não podemos esconder nada do Senhor, devemos então ser honestos com os nossos pensamentos e nos converter por inteiro, ser praticantes da Palavra e sem temer a nada e a ninguém. "E digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo e, depois, não têm mais que fazer." (Lucas 12:4). Sabendo disso, não devemos nos preocupar em agradar quem quer que seja; não devemos nos preocupar em ser aceitos por pessoas, mas a todo o tempo falar, viver, praticar a Verdade. Não podemos ter medo do que alguém possa nos fazer, ferir;devemos temer é o Senhor, porque, se não praticarmos a sua Palavra, além da morte física, também passaremos pela morte eterna. Além dos sofrimentos e dores físicas, as teremos por toda a eternidade, porque somente o Senhor tem poder para nos destruir por inteiro, somente Ele é o Senhor e tem todo o Poder. "Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei." (Lucas 12:5). Nada pode nos acontecer aqui se não for vontade ou permissão de Deus, por isto não justifica temer homens ou situações. Concordar com erros, com pecados simplesmente para agradar, não ter coragem de falar a verdade é ir contra a Palavra de Deus, e estes que assim procederem receberão o castigo eterno. "Não se vendem cinco passarinhos por dois ceitis? E nenhum deles está esquecido diante de Deus. "(Lucas 12:6). Por mais que algo ou alguém nos pareça insignificante, o Senhor conhece e zela, portanto o Senhor tudo sabe e de tudo cuida, e quando alguma coisa não está de acordo com os seus planos e vontades, é eliminado, enviado para o depósito de podridão, conhecido vulgarmente como o inferno. Somente o Senhor pode enviar alguém para o inferno, portanto nunca se esqueça: todo o poder é odo Senhor, quem não é com Ele é contra Ele.
"E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos."(Lucas 12:7). Absolutamente ninguém ou máquina tem condições de apresentar com exatidão o número de fios de cabelo da cabeça de alguém, mas o Senhor sabe não somente de uma pessoa,sabe de todas. Isso é somente para ilustrar o poder do conhecimento do Senhor sobre todos. Ir somente à igreja nada resolve, orar, louvar, cantar, dançar, jejuar, subir monte, participar de campanhas, correntes, ofertar ou qualquer outra coisa nada resolve se não existir um coração sério e temente ao Senhor. Não podemos errar nem concordar com alguém que está no erro ou nos omitir somente para manter um emprego, amizade ou por medo de ser ferido ou até mesmo morto. Se o Senhor não permitir, nada acontece, mas, se nos omitirmos, se formos hipócritas, aquele que conhece os nossos corações, nossas intenções nos fará perder a vida física e espiritual. "E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus." (Lucas 12:8).Confessar ao Senhor diante dos homens não é somente na igreja, templo ou em qualquer lugar, levantar a mão e dizer que aceita o Senhor como único Salvador, isso nada vale, é somente um ato simbólico. Prova tal que muitos fazem isso e logo depois vão para os erros e pecados. Mas confessar ao Senhor diante de todos é viver de acordo com os seus preceitos, é condenar tudo o que Ele condena, é defender o que ele defende, é fazer o que Ele disse para fazer, e se recusar a fazer o que Ele disse que não podemos fazer. Confessar ao Senhor é viver de acordo com os seus preceitos e buscar somente agradá-lo em todo o tempo. "Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus." (Lucas 12:9). Mas todos os que, mesmo falando o Nome do Senhor, concordarem com erros, pecados, falhas, concordarem com desobediência aos preceitos do Senhor, serão negados diante de Deus. Quem por medo ou outro motivo qualquer não praticar os mandamentos do Senhor, o está negando em público e também será negado diante Dele. "E a todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á perdoada, mas ao que blasfemar contra o Espírito Santo não lhe será perdoado." (Lucas 12:10). Proferir palavras contra o Espírito Santo é negar o poderde Deus, é negar a terceira pessoa da trindade que executa todos os milagres, as ações, quando se nega um milagre, uma ação de Deus. Isso sendo feito de forma consciente e sóbriaé pecado contra o Espírito Santo e é imperdoável, por isso devemos tomar muito cuidado com o que falamos ou fazemos. Não podemos incorrer em erro e nada a temer, pois o próprio Espírito de Deus, o Espírito Santo, nos conduzirá e ensinará, se tivermos um coração comprometido com a Palavra. Quando somos CONVERTIDOS, somos por Ele guiados e não caímos em tentação."E, quando vos conduzirem às sinagogas, aos magistrados e potestades, não estejais solícitos de como ou do que haveis de responder, nem do que haveis de dizer. Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar." (Lucas 12:11-12).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr.Henrique Lino

Se você está passando por algum problema na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 
Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração.

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c