Pular para o conteúdo principal

QUAL BATISMO?

"E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos, Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo." (Atos 19:1-2)

            Paulo, quando chega a Éfeso, encontra alguns discípulos que  evangelizava, mas eles ainda não tinham conhecimento pleno do Evangelho, porque ainda não conheciam o Espírito Santo, não conheciam o batismo com o Espírito Santo. Vemos, portanto, que, apesar de terem boa vontade, ânimo para evangelizar, esses discípulos ainda não estavam revestidos de poder, e também não estavam preparados, porque, além de não terem o revestimento, eles nem mesmo tinham conhecimento da existência do mesmo. Assim são muitos os que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer o Espírito de Deus, o revestimento especial, a capacitação de Deus, e isso por falta de quem lhes ensine, mesmo porque existem no meio evangélico denominações, pregadores que, apesar de estudarem a mesma Bíblia nossa, eles não creem no batismo com Espírito Santo, eles não creem na terceira pessoa da Trindade. "Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo." (Atos 19:3-4). Aqueles discípulos criam, acreditavam somente no batismo daquele que foi o preparador do Caminho do Senhor; eles acreditavam somente no batismo de João Batista, que era o batismo para o arrependimento, e não era nem mesmo batismo em nome de Jesus, pois Jesus ainda não tinha iniciado o seu ministério. "E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.E estes eram, ao todo, uns doze homens."(Atos 19:5-7). Paulo pregou para eles, e então creram e foram batizados em nome de Jesus, ou seja, o batismo que Jesus mandou, e depois Paulo orou com imposição de mãos e eles receberam o batismo com Espírito Santo. Receberam o revestimento, e assim estavam preparados também para fazer discípulos, para ensinar o Evangelho de Jesus Cristo.
            "E, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, disputando e persuadindo-os acerca do Reino de Deus." (Atos 19:8). Logo depois Paulo entrou em uma sinagoga, no templo, na igreja dos judeus, e, durante três meses, ensinou o verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo, falou de salvação e poder; apresentou o Reino de Deus. Ensinou sobre Jesus, falou de ressurreição, de vida, e não da lei, na verdade mostrou que a lei não tinha poder de salvar, mas que a salvação tinha vindo a todos através de Jesus. "Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho perante a multidão, retirou-se deles, e separou os discípulos, disputando todos os dias na escola de um certo Tirano."(Atos 19:9). Mas a maioria não aceitou a Palavra e o ensino de Paulo, como muitos de religiões  tradicionais não aceitam a pregação da Verdade. Pessoas que nasceram em berço católico, mesmo tendo a Bíblia, o livro de Deus nas mãos, que condena  qualquer adoração a imagens e ídolos, teimam em continuar adorando e não aceitam que falemos o contrário. Assim como Paulo, que viu que estavam com o coração endurecido, que não aceitavam a verdade, e simplesmente saiu do meio deles, desta maneira devemos proceder, porque não podemos ficar insistindo com quem não quer saber a Verdade única. Devemos evangelizar, pregar, ensinar a Verdade, mas para quem quer ouvi-la e aceitá-la, porque não podemos  obrigar ninguém a aceitar Jesus, nem usar de engano para que isto aconteça. "E durou isto por espaço de dois anos; de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim judeus como gregos. E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias." (Atos 19:10-11).Temos que buscar pessoas sedentas da verdade, que queiram ouvir as palavras do Evangelho, pois, quando ensinamos, pregamos, o Espírito Santo age, e milagres acontecem, pessoas são curadas, libertadas, transformadas, mudadas, e isso não é virtude nossa ou de quem quer que seja, mas somente o Poder de Deus. Se as pessoas estiverem com o coração aberto para receberem, com certeza Deus falará com cada uma delas através da boca do pregador. "De sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam." (Atos 19:12). Os lenços e aventais que Paulo usavanão era ele quem os ungia para mandar para as pessoas, eram de uso particular dele, aqui não dá base para que se unjamlenços, palitos, rosas ou outro material qualquer. O que acontecia era que  Paulo estava tão cheio da virtude do Senhor que os objetos pessoais dele também tinham essa virtude.
            "E alguns dos exorcistas judeus ambulantes tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega." (Atos 19:13). Assim, pessoas que não estavam preparadas, não tinham o revestimento do Senhor, e nem mesmo a Palavra, tinham conhecimento, pois procuravam expulsar demônios de maneira errada, usando até mesmo o nome do apóstolo. Também é muito comum pessoas se levantarem como homens de Deus e com arrogância tentarem expulsar demônios ou curar enfermos, e nada acontece, ou os demônios se manifestam e essas pessoas não conseguem expulsá-los, por mais que orem ou falem o nome de Jesus. Algumas pessoas simplesmente querem imitar alguma pessoa, e tentam, mas não conseguem, porque, para que a obra seja feita, é necessária a capacitação do Senhor, e ela vem através de santificação, purificação. "E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes. Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois? E, saltando neles o homem que tinha o espírito maligno, e assenhoreando-se de todos, pôde mais do que eles; de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa. E foi isto notório a todos os que habitavam em Éfeso, tanto judeus como gregos; e caiu temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido. E muitos dos que tinham crido vinham, confessando e publicando os seus feitos. "(Atos 19:14-18). Pessoas que dão a ordem em nome de Jesus, e os demônios não as aceitam e nem obedecem a elas, não conseguem amarrá-los, e assim os espíritos fazem um estrago enorme naquele momento, falando, acusando, rindo, ofendendo, gritando, e até mesmo causando danoao corpo da pessoa manifestada. Oram pela cura, e a enfermidade não sai, e nada muda, às vezes piora. Mas, quando se faz por homens de Deus, eu disse homens de Deus e não mulheres,  com certeza a libertação, o milagre, a cura acontecem. "Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinquenta mil peças de prata." (Atos 19:19). Mas, quando se faz a obra de acordo com a Palavra do Senhor, os milagres acontecem e pessoas são convertidas e abandonam os erros, as idolatrias, as imagens, os pecados e se rendem aos pés do Senhor. "Assim a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia." (Atos 19:20). 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr.Henrique Lino 
Se você está passando por algum problema na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 
Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração e de amor. "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria." II Co 9:7 Doar é um privilegio. Semeando qualquer valor você estará contribuindo com a expansão do Reino de Deus.  
MINISTÉRIO ATALAIA DO EVANGELHO DE DEUS
BANCO ITAU
AGENCIA: 1639 CONTA CORRENTE: 61520-0
Banco: CAIXA ECÔNOMICA
AGÊNÇIA: 1529 OPERAÇÃO: 022 CONTA POUPANÇA NÚMERO: 230-5
Você será um agente evangelizador deste Ministério.
Sua colaboração é muito importante para nós.

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c