Pular para o conteúdo principal

O QUE É O AMOR

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine." (1 Coríntios 13:1)

            Um dos nomes do Senhor é Amor, e isto o apóstolo João deixa claro em uma das suas cartas. Podemos ser tudo e fazer tudo, mas, se não tivermos amor, nada somos; se não tivermos Deus, na verdade somos como qualquer coisa inanimada. Mas fazer coisas, ou ter coisas é natural do homem, do ser humano, mesmo porque desde a Criação Deus deu-lhe poder para que dominasse sobre tudo, portanto não é bênção, resposta do Senhor, mas algo que Ele já nos deu há muito tempo, desde a fundação do mundo. "E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra." (Gênesis 1:28). Mas, mesmo tendo tudo, e sendo poderoso materialmente falando, se não tiver Amor, se não tiver Deus, nada é. Mas nós devemos entender o que é ter o Amor e o que é o Amor, pois a maioria confunde com esse tipo de emoção que muitos falam ser amor. Iremos compreender que o Amor é vivo e muda, transforma qualquer situação. "E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria."(1 Coríntios 13:2). Posso ter uma fé inabalável, profetizar, conhecer com profundidade os ministérios, posso ser uma pessoa preparada, capacitada, estudada, mas, se não tiverAmor, nada sou. Mesmo porque as pessoas podem ter todo tipo de fé, e isto não quer dizer que seja no Senhor. Vemos pessoas que têm fé em todo tipo de ídolo e imagens, pessoas que vivem profetizando de forma carnal ou guiada por espíritos imundos, pessoas estudadas e formadas em vários cursos, com um grande conhecimento teológico, mas, se não tiverem Amor, nada são, se não tiverem Deus,nada são. E ter Deus é andar pelos seus mandamentos. "E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria." (1 Coríntios 13:3). Podemos fazer caridade por vários motivos e  não ter amor; posso me oferecer como mártir e não ser por amor, podemos fazer muita coisa que aparentemente seria ato de amor, mas na verdade não passa de satisfação própria e motivos  egoístas e de exaltação.
            "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece." (1 Coríntios 13:4). Quem ama, quem tem o Amor, quem conhece o Amor, sofre vendo tantos perecerem, quem ama, tudo faz para ajudar, socorrer e orientar o próximo, sendo conhecido e ou desconhecido, e sem alarde, e nunca sente inveja de nada nem de ninguém. Quem ama sofre quando tem que tratar com dureza alguém, repreender, mas sabe que o faz por amor, quem ama não concorda com nenhum pecado, e não justifica ações de tolerância aos erros dos outros dizendo que amam. Quem ama não concorda com adultério, mentira, engano, homossexualismo, desobediências, porque conhece a mente do Amor, que é Cristo, e por amor repreende para que as pessoas sejam libertas. Quem ama não trata com leviandade, ou seja, não vai  permitir de maneira nenhuma o pecado na sua casa;  sempre vai repreender quem estiver em erro. Porque o que dizem ser amor, mas sendo tolerante com tudo, e apresenta um deus bonzinho que tudo permite, este na verdade é o diabo que tem cegado a muitos. "Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."(1 Coríntios 13:5-7). Quem ama não procura somente a sua realização ou prazer, mas o de todos, não vive acusando, chama atenção, não permite que  vivam ou façam injustiça. Sofre quando vê as ações que as pessoas praticam enganando e que as conduzirão ao sofrimento eterno; quem ama tem paciência, quem ama não permite que seus filhos, cônjuges sejam desobedientes e vivam de maneira errada, não precisam de dizer que  estão fazendo por amor para justificar; mas praticam, como Jesus nos ensinou. Quem ama são os que guardam os seus mandamentos, amar o próximo é condenar o pecado. "O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado."(1 Coríntios 13:8-10). O amor é Jesus;  é a Palavra, e tudo se acaba quando a Palavra chega e é praticada, o amor não é esse sentimento, emoção que faz as pessoas chorarem  por qualquer motivo, mas é aquele que fez Deus Pai enviar seu Filho único para sofrer e morrer por nós e tudo assistiu e não o tirou, mas permitiu, concordou que fosse até o final da missão. Amar é  concordar com dor ou sofrimento imediato das pessoas para que no futuro tenham vida em abundâncias, pois quem busca somente o alívio imediato, o que não repreende, mas concorda com erro  não ama, mas odeia e é servo do diabo.
         "Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino." (1 Coríntios 13:11).Quando não conhecíamos a Palavra de Deus,  quando não tínhamos entendimento, confundíamos   sentimentos carnais, humanos, ações e desejos carnais como sendo amor, mas agora que conhecemos o Senhor Jesus, que é o próprio amor, e Ele nos mostra que amar é praticar; amar a Ele e o próximo é praticar a sua Palavra; não podemos mais tolerar os erros, nem concordar, porque estaremos concordando com o adversário."Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele." (João 14:21). Assim como não é somente com palavras que demonstramos o nosso amor por Deus, mas vivendo segundo os seus preceitos, para ter amor em nós, é necessário ter Jesus, que é amor, e Ele só virá se lhe obedecermos. "Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada." (João 14:23). Para amar, temos que ter amor, e só teremos amor se obedecermos, portanto todas as mães, país, avós, tios, ou quem quer que seja, que concordam e aceitam as prostituições dos filhos, netos, sobrinhos,  amigos, os vícios, desobediências, as ofensas, homossexualidade, as mentiras estão pecando e fazendo a vontade do diabo. E com certeza não amam os seus, na verdade os odeiam, pois os estão conduzindo à morte eterna. "Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido." (1 Coríntios 13:12). Agora na verdade imaginamos uma vez que vivemos e andamos pela fé, mas no momento certo o veremos e estaremos diante Dele, e também seremos conhecidos e julgados, uns para a vida e outros para o sofrimento e morte eterna. Aproveitemos o tempo que nos resta, enquanto estamos no caminho e andemos em Amor, mas Amor de Deus, porque por Ele poderemos ser salvos ou condenados."Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor." (1 Corintios 13:13).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
 Pr.Henrique Lino          
Se você está passando por algum problema na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 
Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração e de amor. "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria." II Co 9:7 Doar é um privilegio. Semeando qualquer valor você estará contribuindo com a expansão do Reino de Deus.  
MINISTÉRIO ATALAIA DO EVANGELHO DE DEUS
BANCO ITAU
AGENCIA: 1639 CONTA CORRENTE: 61520-0
Banco: CAIXA ECÔNOMICA
AGÊNÇIA: 1529 OPERAÇÃO: 022 CONTA POUPANÇA NÚMERO: 230-5
Você será um agente evangelizador deste Ministério.
Sua colaboração é muito importante para nós.

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c