Pular para o conteúdo principal

A LÍNGUA

"Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo." (Tiago 3:1)

            A soberba e o orgulho têm levado muitos à derrota e ao sofrimento eterno; pessoas que até iniciaram bem, mas se deixaram seduzir e começaram a se intitular como sendo alguma coisa, ou alguém e caíram em um dos piores erros. Nada somos ou sabemos se o conhecimento não nos for dado pelo Senhor, e, quanto mais o adquirimos, mais humildes nos tornamos, porque  entendemos que nada somos e conhecemos a nossa dependência do Pai. Sabemos que simplesmente Ele nos capacita para que possamos fazer a obra, para que possamos ensinar,  orientar, aconselhar e conduzir à salvação  através do Seu Evangelho. "Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo." (Mateus 23:10). Pessoas que se intitulam mestres, profundos conhecedores da Bíblia, da Palavra de Deus, na verdade são pessoas que precisam de atenção, porque não existe absolutamente nenhum homem que pode conhecer  toda a  Palavra, toda a Escritura em entendimento, uma vez que ela se renova  constantemente. Podemos estudar, meditar milharesde vezes sobre as Escrituras e cada vez  aprenderemos algo novo,  cada vez teremos novas revelações do Senhor, portanto não existe absolutamente nenhum entendido na Palavra; somos todos alunos e só um é o Mestre, que é Jesus Cristo. O Senhor nos fala pela sua Palavra e fala de forma individual, prova tal é que a mesma Palavra, pregação, mensagem, o mesmo texto, o mesmo sermão é pregado, ensinado para centenas de pessoas, faladode formas diferentes, trazendo respostas a problemas em áreas totalmente diferentes. Portanto, devemos tomar muito cuidado ao querermos nos levantar como profundos conhecedores da Palavra. "Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo."(Tiago 3:2). Devemos vigiar muito o que falamos, como falamos, e principalmente onde falamos. Para sermos sábios, temos que policiar, vigiar bem o que falamos, pensar bem antes de abrir a boca, avaliar o que falamos, para não incorrermos em vários erros, e o pior deles é cairmos na perdição e morte eterna pela nossa boca. Como nos identificamos, como expressamos sentimentos, como apresentamos o Senhor, Jesus nos disse que o que sai pela boca é do que está cheio o nosso coração, portanto até mesmo em brincadeira devemos nos vigiar.
            "Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo." (Tiago 3:3). Para comandar um cavalo, é necessário que coloquemos freio dentro da sua boca, e, de acordo como o manejamos, conduzimos o animal para a direita ou para a esquerda, ou o fazemos parar. O cavalo obedece porque tem o freio em sua boca que, ao puxarmos, causa dor. Portanto, ele se deixa conduzir para onde quisermos por causa da dor que pode vir a sentir se não obedecer; assim também é a nossa língua, se lhe permitirmos que fale tudo o que quisermos, com certeza, cairemos em cova profunda,da qual não será possível sair."Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa." (Tiago 3:4).Assim também as grandes embarcações, os grandes navios são comandados pelo leme, que o comandante vira para a direita ou para a esquerda, de acordo com a sua vontade. Assim como o leme é um instrumento pequeno em proporção ao tamanho de uma embarcação é a nossa língua em relação ao nosso corpo. O comandante comanda um grande navio mesmo em meio à tempestade, fazendo-o virar para onde deseja pelo leme, mas nós não somos capazes de dominar a nossa língua, de comandar o nosso corpo. "Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia." (Tiago 3:5). A língua é pequena, proporcionalmente com outros membros do nosso corpo, tais como perna, braço, cabeça... Mas a que é pequena muitas vezes se torna enorme em algumas pessoas pelo mau uso que lhe dado, pessoas que usam a sua língua para fazerem fofoca, falar mal dos outros, xingar, ofender, amaldiçoar, e esse mau uso a faz  grande e pesada,e as conduzem ao inferno, à morte eterna. Pessoas que usam a língua para criar confusões, contendas, incendeiam qualquer relacionamento, trazem brigas e mortes, sua língua é um fogo que tudo destrói. "A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno." (Tiago 3:6). A língua pode ser usada tanto para condenar, matar, sentenciar como para salvar vidas,absolver, curar e também para ferir, trazer alegria, tristezas, alívio ou dor. A língua contamina todo o nosso corpo, a língua nos dá vida, mas pode tirar a mesma vida, portanto é necessário colocarmos freio em nossas bocas, vigiarmos bem o que falamos.
            "Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal." (Tiago 3:7-8). Todos os animais conseguimos adestrar, mas não conseguimos adestrar as nossas línguas, prova tal é que em momento de raiva e ira as pessoas falam o que não devem, ofendem, magoam, e, mesmo que depois venham se arrepender e pedir perdão, na hora a sentença maldita saiu dos seus lábios. Usamos a nossa língua para mentir e enganar, geramos morte pela nossa língua, pois palavras pronunciadas de maldade contra uma pessoa são conduzidas de pessoa a pessoa, ou seja, de língua a língua, sempre acrescentada, até chegar um momento em que termina em tragédia. Devemos sempre pensar antes de abrir as nossas bocas, pois podemos estar ditando sentenças de morte para os outros e, principalmente, para nós. Usamos a língua para enganar, para mentir dizendo amar alguém, quando não é verdade, mas simplesmente porque temos interesse outro."Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus." (Tiago 3:9). Com a língua, com a nossa boca cantamos hinos,louvamos e exaltamos o nome do Senhor, só que com a mesma boca, língua, ofendemos, xingamos, falamos mal das pessoas, portanto, estamos falando e ofendendo o próprio Deus, uma vez que todos somos imagens e semelhança Dele. Com a língua clamamos ao Senhor por vida, mas com a mesma língua sentenciamos à morte aquele que é a sua imagem. "De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?"(Tiago 3:10-11). Não se pode  usar a língua tanto para o mal como para o bem, porque, por mais que a tenha usado para o bem, o mal que for falado conduzirá para o sofrimento, perdição e morte eterna. Portanto, vigie, evite fofocas, ofensas, falar das pessoas, ou se engrandecer, evite se irar e perder o controle e falar o que não deve. Não minta, não amaldiçoe, não participe de contendas, tente dominar a língua, pois ela é pequena ou grande, depende do uso que cada um dá a sua. "Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce." (Tiago 3:12). 
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr.Henrique Lino
Se você está passando por algum problema na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 
Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração e de amor. "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria." II Co 9:7 Doar é um privilegio. Semeando qualquer valor você estará contribuindo com a expansão do Reino de Deus.  
MINISTÉRIO ATALAIA DO EVANGELHO DE DEUS
BANCO ITAU
AGENCIA: 1639 CONTA CORRENTE: 61520-0
Banco: CAIXA ECÔNOMICA
AGÊNÇIA: 1529 OPERAÇÃO: 022 CONTA POUPANÇA NÚMERO: 230-5
Você será um agente evangelizador deste Ministério.
Sua colaboração é muito importante para nós.

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c