Pular para o conteúdo principal

DÚVIDAS E CASTIGO

“Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel. E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade.” (Lucas 1:5-7)

            Este texto inicia explicando o local e a data aproximada, além de esclarecer quem são os personagens e também o caráter dos mesmos. Portanto, sabemos que Zacarias era um sacerdote do Senhor, casado e já idoso. Ele e sua esposa não tinham tido filhos, porque ela era estéril, ou seja, não conseguia conceber, ter filhos. Naquela época, quando a medicina não tinha solução para esse tipo de problema, somente um milagre poderia mudar a situação, somente o Senhor poderia fazer uma mulher estéril ser uma mãe de família. Sabemos que Zacarias e a sua esposa eram justos, quer dizer, praticantes da Palavra de Deus; obedeciam aos preceitos do Senhor, porque o texto assim fala, mas ela não tinha recebido ainda a bênção da maternidade. “E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de Deus, na ordem da sua turma, Segundo o costume sacerdotal, coube-lhe em sorte entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso. E toda a multidão do povo estava fora, orando, à hora do incenso.” (Lucas 1:8-10).Um dia em que foi sorteado para entrar no templo e oferecer incenso ao Senhor, ele cumpria o seu ministério enquanto todos ficavam fora orando ao Senhor, porque, naquela época, somente o sacerdote entrava diante do Senhor para clamar e oferecer sacrifícios pelo povo. “E um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso. E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele.” (Lucas 1:11-12).Estando ele no lugar santíssimo oferecendo incenso ao Senhor, apareceu-lhe um anjo, e essa aparição lhe deu medo, pois pensou que poderia morrer, uma vez que todos os sacerdotes, para entrarem no lugar santíssimo, tinham que estar incontaminados, puros; caso contrário, morriam lá dentro, e como entravam com uma corda amarrada a sua cintura, seriam então puxados para fora, uma vez que ninguém poderia entrar lá, nem mesmo para recolher o morto. Não podemos esquecer que anjos somente apareciam naquela época, depois de Jesus não mais aparecem, como está na Palavra.
            “Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.” (Lucas 1:13-15). O anjo fala com ele para não ter medo, acalmando-o e lhe dando a boa notícia. Informa ainda que ele será pai, que a sua oração, seu pedido para ser pai foi atendido por Deus e que ele será abençoado com um filho, e não somente isso.Também já antecipa que o filho será uma bênção, será um homem de Deus, que lhe trará alegrias e prazer. Orienta-o para educá-lo em santidade e não lhe dar nenhum tipo de bebida alcoólica, e ainda lhe diz que até o nome já tinha sido escolhido por Deus. Quando se anda em retidão diante do Senhor, as nossas orações são atendidas e de maneira completa. Para Zacarias era uma bênção completa ser pai e de um filho que, já por antecipação, antes de ser gerado, sabia que seria um homem de Deus. “E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus, E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.”(Lucas 1:16-17). O anjo ainda fala que o filho dele seria poderoso e iria converter muitos ao Senhor, chamar o povo ao arrependimento, e que teria o espírito de Elias, mostrando quão forte e poderoso diante do Senhor seria seu filho, porque até aquela época não tinha existido nenhum profeta de Deus mais poderoso do que Elias, que tinha sido arrebatado em vida.A novidade era tão grande, tão formidável, que o sacerdote Zacarias duvidou, pois o que o anjo do Senhor estava falando que iria acontecer era um milagre muito grande na sua vida. “Disse então Zacarias ao anjo: Como saberei isto? pois eu já sou velho, e minha mulher avançada em idade.” (Lucas 1:18). Zacarias olhou com os olhos físicos, pois era velho assim como a sua mulher. Então, na verdade, mesmo que rapidamente, ele limitou o poder de Deus. Assim acontece com muitas pessoas que pedem uma bênção, um milagre, mas, quando ficam sabendo pela Palavra que vão receber muito mais do que estão pedindo, duvidam, e a dúvida traz dor, pois do Senhor não podemos jamais duvidar. O sacerdote duvidou e ainda falou com o anjo. Deus agora só nos fala pela Palavra, não mais através de anjos. “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.” (Hebreus 1:1-2). Atualmente Deus somente nosfala por seu Filho Jesus, que é o Verbo, a Palavra, fora disto é engano.
            “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas. E eis que ficarás mudo, e não poderás falar até ao dia em que estas coisas aconteçam; porquanto não creste nas minhas palavras, que a seu tempo se hão de cumprir.”(Lucas 1:19-20). Como Zacarias tinha duvidado, na mesma hora a sentença veio, ele ia ficar mudo até o dia do nascimento do menino, aproximadamente nove meses. Quando duvidamos da Palavra do Senhor, também recebemos a sentença, muitas vezes não entendemos o porquê de determinado fato nos acontecer, ou porque de repente nos sobreveio algum mal. Quando o Senhor nos revela pela sua Palavra que teremos algo, só nos resta tomar posse, agradecer, glorificar o seu nome, porque a seu tempo acontecerá. Não duvidemos das bênçãos do Senhor, por maiores que forem, pois poderemos receber um castigo antes da bênção. “E o povo estava esperando a Zacarias, e maravilhava-se de que tanto se demorasse no templo. E, saindo ele, não lhes podia falar; e entenderam que tinha tido uma visão no templo. E falava por acenos, e ficou mudo.” (Lucas 1:21-22). Como ele queria uma prova de que era verdade, que ia acontecer, então apartir daquele momento já ficou mudo, ele então sabia que era verdade, mas a sua punição durou nove meses. Não podemos pedir prova a Deus, nem fazer desafio ao Senhor, porque nada somos diante Dele. Como a criatura desafia o Criador, sem receber a devida punição e castigo pela arrogância? Portanto, devemos somente crer no Senhor, pois o que Ele prometeu, se vivermos em santificação, ao seu tempo vai se cumprir em nossas vidas. Aconteceu na vida do sacerdote Zacarias e na de sua esposa, e acontecerá em nossas vidas também, basta crer somente, porque a bênção será muito maior do que possamos imaginar. Creia e verá a Glória de Deus. “E sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para sua casa. E, depois daqueles dias, Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou, dizendo: Assim me fez o Senhor, nos dias em que atentou em mim, para destruir o meu opróbrio entre os homens.” (Lucas 1:23-25).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
                                     Pr.Henrique Lino
Se você está passando por algum problema na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição 24 horas por dia para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual.
https://www.facebook.com/atalaiadedeus Skype: atalaiadedeus
Visitem nosso site(www.atalaiadedeus.com.br) - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo divulgar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração e oferta de amor. "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” II Co 9:7 Ofertar é um privilegio. Semeando qualquer valor você estará contribuindo com a expansão do Reino de Deus. Envie sua oferta em nome de 

MINISTÉRIO ATALAIA DO EVANGELHO DE DEUS
BANCO ITAU
AGENCIA: 1639 CONTA CORRENTE: 61520-0
Banco: CAIXA ECÔNOMICA
AGÊNÇIA: 1529 OPERAÇÃO: 022 CONTA POUPANÇA NÚMERO: 230-5
Você será um agente evangelizador deste Ministério.
Sua colaboração é muito importante para nós.

 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c