Pular para o conteúdo principal

CUMPRIR OU DESTRUIR A LEI

“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.” (Mateus 5:17-18)

            Entre os judeus havia uma grande expectativa acerca da postura de Jesus sobre o cumprimento da lei. Ele então declarou que não veio para abolir os preceitos dados a Moisés, mas sim para confirmá-los. De fato, Jesus não anulou a lei moral resumida nos dez mandamentos, mas expôs seus princípios de modo mais abrangente e ampliou sua aplicação. Além disso, na cruz do Calvário, Cristo cumpriu toda a lei cerimonial, tonando-se Ele mesmo o sacrifício oferecido uma única vez para sempre, a fim de limpar-nos dos nossos pecados.  A lei de Deus não pode ser mudada ou alterada, portanto a Palavra do Senhor se cumpre por inteiro. Devemos tomar muito cuidado com o que falamos ou ensinamos, porque às vezes queremos trazer novos ensinamentos que nada têm a ver com o Evangelho. A Palavra de Deus é imutável, assim como Ele é. “Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no Reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.”(Mateus 5:19). Não podemos adulterar a Palavra para tentar convencer alguém a se converter, ou oferecer o que o Senhor não nos oferece. Não podemos criar facilidades para que o Evangelho seja atrativo, mas devemos em todo o tempo ensinar somente a verdade, somente o que o Senhor Jesus, falou, isso é o que devemos repetir e mostrar. Muitos criam situações favoráveis para atrair pessoas à igreja, são vários eventos que se fazem para mascarar o Evangelho e assim conduzir as pessoas em engano e depois então de maneira sorrateira falar de Jesus. Esses que assim fazem acham que todos os meios são válidos para se ganhar alma para o Senhor, mas não percebem que estão errados, porque o Mestre não precisa que se faça uso de nenhum engano para conduzir ou trazer alguém ao Reino, mesmo porque segundo a Palavra Dele, não fomos nós que o escolhemos e sim Ele que nos escolheu.Não importa o que aconteça, devemos viver sempre a Verdade e ensiná-la.
            “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.” (Mateus 5:20). Não podemos criar desculpas para justificar uma ação errada nossa, e, mesmo quando falsificamos, mentimos, adulteramos a Palavra de Deus com o intuito de evangelizar alguém, ou consolar, estamos desprezando o Senhor e mostrando a nossa falta de fé, porque, se temos fé, ensinamos a verdade, falamos a verdade, porque sabemos que quem convence é o Espírito Santo de Deus. A nossa obrigação é sermos mais justos do que os religiosos, os de várias religiões que pregam e ensinam mentiras em nome de Deus, para atrair e conduzir as pessoas as suas religiões. Devemos mostrar o caráter de Jesus, não apresentar facilidades, mas a Verdade, falar que devem se arrepender, se converterem para poderem receber qualquer coisa do Senhor. Não podemos ficar somente falando de bênção sem arrependimento, sem abandono de pecados, pois isso não é a Palavra de Deus. Temos que ensinar a cada um que deve pegar a sua cruz e seguir o Senhor. “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.”(Mateus 5:21). Ensinar a verdade é mostrar de forma clara o pecado e dizer a origem e consequências dele na vida das pessoas, que ele traz dores, sofrimentos e o afastamento de Deus. Não se pode amenizar nenhuma situação, mas somente expor a raiz do mal, para que as pessoas tenham consciência e os abandonem. “Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.” (Mateus 5:22). Não precisamos cometer um homicídio literalmente falando, não é necessário tirar a vida de ninguém para perder a nossa salvação, mas somente o fato de desejarmos a morte de alguém, somente por desejar que alguém morra, diante do Senhor já somos considerados homicidas, e os homicidas não herdarão o Reino de Deus (raca quer dizer tolo, ou bobo). Jesus nos fala que somente por chamarmos alguém de bobo, ou tolo, seremos réus, imagina então quando ofendemos, xingamos? Por isso, devemos vigiar toda palavra que sai da nossa boca, e, principalmente, as saídas do nosso coração, que tipo de sentimentos estamos nutrindo pelo próximo, porque o Senhor conhece o nosso interior e é por ele que somos avaliados.
            “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.” (Mateus 5:23-24). Por isso, quando estamos diante do Senhor em orações, ou quando estamos na igreja, quando vamos ofertar, dizimar, quando apresentamos nossos pedidos ou agradecimentos ao nosso Pai, devemos examinar as nossas vidas, ver o que temos em nossos corações. Se percebermos que temos raiz de amargura, se temos raiva, ódio de alguém, devemos expulsar esse sentimento das nossas vidas e ir em busca de quem temos raiva, ou, se é alguém que prejudicamos de alguma forma, então o nosso dever é ir até essa pessoa e pedir o nosso perdão. Se houver alguém com raiva, magoado, triste com alguma ação nossa, então, corramos a ela e peçamos perdão, para depois apresentar as nossas ofertas, nossas mãos, nossas orações ao Senhor. “Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.” (Mateus 5:25). Aqui estamos a caminho da vida eterna ou sofrimento eterno, a escolha é nossa, tudo depende do caminho que tomarmos. Se o nosso Caminho for Jesus, teremos Vida Nele por toda eternidade, se obedecermos a Ele. Mas se desobedecermos a Ele, seremos entregues ao Juiz, que no grande Dia é o próprio Jesus, e enfrentaremos prisão, dor, sofrimento por toda a eternidade.  “Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil. Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.” (Mateus 5:26-27). Assim como só por pensar, desejar a morte de alguém já somos homicidas diante do Senhor, de igual modo é com referência à questão do adultério, porque somente por olhar, desejar, ter pensamentos de intimidades, luxúria, sexualidade com alguém, somos adúlteros e fornicadores diante do Senhor. Assim, quando um homem olha uma mulherdesejando-a, ou, ao contrário, uma mulher olha um homem odesejando, está cometendo o pecado de adultério e fornicação, prostituição, e os adúlteros não herdarão o Reino de Deus. Assim vigiemos os nossos pensamentos, os nossos olhos, para que por eles não sejamos conduzidos ao fogo eterno. “Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.”(Mateus 5:28-30).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
 Um abraço,
                                        Pr.Henrique Lino
Se você está passando por algum problema na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição 24 horas por dia para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual.
https://www.facebook.com/atalaiadedeus Skype: atalaiadedeus
Visitem nosso site(www.atalaiadedeus.com.br) - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo divulgar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração e oferta de amor. "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” II Co 9:7 Ofertar é um privilegio. Semeando qualquer valor você estará contribuindo com a expansão do Reino de Deus. Envie sua oferta em nome de 

MINISTÉRIO ATALAIA DO EVANGELHO DE DEUS
BANCO ITAU
AGENCIA: 1639 CONTA CORRENTE: 61520-0
Banco: CAIXA ECÔNOMICA
AGÊNÇIA: 1529 OPERAÇÃO: 022 CONTA POUPANÇA NÚMERO: 230-5
Você será um agente evangelizador deste Ministério.
Sua colaboração é muito importante para nós.

 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c