Pular para o conteúdo principal

IDOLATRANDO

“Portanto, meus amados, fugi da idolatria. Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo.” (1 Coríntios 10:14-15)

            A Bíblia condena todo tipo de idolatria, mas a maioria das pessoas, quando se fala em idolatria, logo pensam exclusivamente em imagens e santos; mas não podemos pensar somente em imagens, pois idolatria é tudo aquilo que estamos idolatrando, tanto pode ser uma imagem, um objeto, como uma pessoa, um bem, um patrimônio ou dinheiro. No meio evangélico existem muitos que condenam a idolatria a imagens e santos, mas muitos deles mesmos são adoradores de pregadores, de pastores, de cantores e cantoras; são adoradores de denominações, outros idolatram suas casas, com a desculpa de que foi com muita luta e dificuldade que a conseguiram. Há casos de pessoas que são agarradas ao dinheiro, adoram-no com desculpas também de que têm que se preocupar com o futuro, e por aí afora vão as desculpas para justificar a idolatria e negar a fé, que somente professam de boca. Há pessoas que colocam os filhos, pais, maridos, esposas, ou seja, pessoas acima de Deus, pessoas que dizem amar a Deus, mas sempre em primeiro lugar vem a vontade dos seus entes queridos, e muito mais. E isso é somente idolatria pura, e os idólatras não herdarão o Reino de Deus. “Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?” (1 Coríntios 10:16). Assim que se tem comunhão com Cristo, que se participa do ritual da Ceia do Senhor, que se alimenta do Sangue e do Corpo de Cristo, então não pode existir margem para quaisquer idolatrias, porque, quando assumimos o Corpo e o sangue de Cristo, nós nos fazemos um com Ele. Então, como podemos nos fazer um com Ele com os nossos corações, pensamentos e mentes voltadas para outras coisas que Ele condena, não permite? A sua Palavra nos fala que Ele é zeloso de nós. “Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão.” (1 Coríntios 10:17). Quando participamos do Corpo de Cristo, nós nos fazemos um com Ele, e isso é exatamente a igreja do Senhor, onde todos nós exercemos funções muitas vezes diferentes, mas todos temos utilidade, pois somos membros, e a cabeça é Jesus, mas se estivermos envolvidos em qualquer espécie de idolatria, com certeza não fazemos parte da igreja do corpo do Senhor, por mais que vamos a templos e falemos o seu nome, e pior ainda se estivermos compartilhando algo com demônios.
            “Vede a Israel segundo a carne; os que comem os sacrifícios não são porventura participantes do altar? Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa?” (1 Coríntios 10:18-19). Quando  participamos de qualquer  oferenda a demônios – pois descobriremos que não passa de demônios  tudo o que é sacrificado, oferecido a qualquer entidade –, devemos estar sempre alerta, pois muitos caem em enganos, tais como festas juninas, onde são feitas comidas,  ou  as adorações a  um tal de são João, são Pedro,  e outros, e no fim de ano quando se adora o papai Noel, do qual sabemos a origem,  e  nada mais é do que uma imagem cultuada por outros povos; as oferendas a Cosme e Damião,  e casos de pessoas que vão a lugares de adoração de coisas e pessoas e  tomam qualquer líquido ou alimento sabendo que é oferecido a alguma coisa ou entidade. Não que aquilo possa fazer qualquer coisa, pois não passa de coisas inanimadas, mas a idolatria é que traz a condenação e a separação do Senhor.“Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.” (1 Coríntios 10:20).Em todos esses sacrifícios, oferendas, idolatrias que se faz, a maioria usa o nome do Senhor, nada tem a ver com o nosso Deus, mas sim com as trevas, com os demônios, e, portanto, tudo o que é idolatria é condenada, pois nada a tem a ver com o Senhor. Objetos quaisquer que forem, se são objetos de idolatria, então fazem parte do lado obscuro, exemplo são os lencinhos, palitos, alianças, copo de água e outros que igrejas entregam para os fiéis como amuletos, e os fiéis colocam a sua fé naquilo e não no Senhor, e outros querem ver o Senhor em uma coisa inanimada qualquer. “Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.” (1 Coríntios 10:21). Portanto, é impossível tentar unir objetos com o Senhor, com o Evangelho, porque a Palavra, a Boa Notícia consiste em Poder, o que é impossível associar a uma coisa inanimada, a um objeto. Assim sendo, se  existe essa ação, é um engano, e sabemos que o maior enganador, o pai dos enganos é o diabo. Assim, não existe associação do Senhor com qualquer coisa que se transforma em idolatria; o Senhor é Espírito e importa que o adoremos em espírito em verdade.
            “Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele?” (1 Coríntios 10:22). Caso contrário, quando teimamos trazer para o Evangelho essas doutrinas de adoração a qualquer coisa, quando tentamos impor preceitos doutrinários contrários à Palavra de Deus, estamos simplesmente irritando o Senhor com a nossa teimosia e engano. Quando achamos que podemos utilizar qualquer coisa ou argumento para evangelizar, para divulgar o evangelho, ou para abençoar, estamos caindo em erro, pois só existe uma maneira de fazer as coisas, e é a do Senhor, ou seja, a maneira correta. Quando tentamos trazer novidades a despeito de falar o nome do Senhor, estamos trazendo idolatrias a demônios. “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.” (1 Coríntios 10:23). Podemos tudo, mas o que não podemos é fazer tudo e conseguirmos nos salvar; é fazer tudo e entrar no Reino de Deus. Podemos idolatrar, mentir, ensinar heresias, criar doutrinas várias, preceitos de igrejas e denominações, mas com certeza a nossa recompensa será eterna e sofrida. Assim como ninguém pode impedir quem quer que seja de cultuar o que desejar, pois vivemos em um país livre, também não podemos impedir ninguém de mentir, de fumar, de tomar bebidas alcoólicas, de se prostituir, ou outra coisa qualquer, pois não são considerados crimes pelas leis dos homens, mas são condenados pelas leis de Deus. Dessa maneira, devemos examinar como estamos vivendo e como estamos influenciando as pessoas. Como estamos ensinando com palavras ou com o nosso exemplo. “Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem.” (1 Coríntios 10:24).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
                                              Pr.Henrique Lino
Se você está passando por algum problema na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição 24 horas por dia para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual.
https://www.facebook.com/atalaiadedeus Skype: atalaiadedeus
Visitem nosso site(www.atalaiadedeus.com.br) - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo divulgar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração e oferta de amor. "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” II Co 9:7 Ofertar é um privilegio. Semeando qualquer valor você estará contribuindo com a expansão do Reino de Deus. Envie sua oferta em nome de 

MINISTÉRIO ATALAIA DO EVANGELHO DE DEUS
BANCO ITAU
AGENCIA: 1639 CONTA CORRENTE: 61520-0
Banco: CAIXA ECÔNOMICA
AGÊNÇIA: 1529 OPERAÇÃO: 022 CONTA POUPANÇA NÚMERO: 230-5
Você será um agente evangelizador deste Ministério.
Sua colaboração é muito importante para nós.

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c