Pular para o conteúdo principal

LIDANDO COM AS VIÚVAS

“Não repreendas asperamente os anciãos, mas admoesta-os como a pais; aos moços como a irmãos.” (1 Timóteo 5:1)

            Em todo o tempo, a Bíblia, Deus nos ensina a respeitar os anciãos, as pessoas com certa idade. Devemos amá-las e respeitá-las, e, mesmo quando elas estiverem erradas ou errando, devemos chamar sua atenção, mas com carinho e atenção. Em hipótese alguma podemos concordar com erros a despeito da idade das pessoas, mas devemos exortá-las com mais atenção, mesmo porque somente o fato de terem vivido bem mais tempo do que nós automaticamente as transforma em espectadoras de muitas coisas que talvez nunca vejamos. Assim como dispensamos carinhos e atenção às crianças, também devemos dispensá-los aos idosos, mesmo porque é mandamento do Senhor. “As mulheres idosas, como a mães, às moças, como a irmãs, em toda a pureza.” (1 Timóteo 5:2). Assim como devemos respeitar as senhoras idosas, e sempre tratá-las com respeito, e em todo tempo o nosso comportamento com elas tem que ser  como de filhos; já as  mais jovens,  devemos tratá-las realmente como irmãs, não permitindo que a nossa carne, nossos desejos façam com que as desrespeitemos, pois assim estaríamos caminhando para o inferno. As igrejas têm o dever de zelar por todos os membros e cuidar deles com respeito, amor e carinho, sabendo que fazemos parte de uma grande família, pois a maneira como tratamos os nossos será decisivo na nossa caminhada em direção a nossa salvação. “Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas.” (1 Timóteo 5:3). Dedicar todo o respeito às viúvas que são verdadeiramente viúvas, que respeitem essa condição de viúvas, procurar sempre apoiá-las e socorrê-las  nas necessidades diárias se não tiverem condições adequadas para sua sobrevivência. É dever da igreja socorrer  a todos os que realmente necessitam de socorro, em caso de doença, desemprego ou outra urgência; no caso de viúvas já de idade e que não tenham filhos, filhas, que as ajudem, então cabe à igreja assumir essa responsabilidade se forem senhoras piedosas e  praticantes do Evangelho. Claro que não é toda e qualquer viúva, mas as que são da nossa congregação e vivam uma vida de santidade, e que precisem de atenção e cuidados.
            “Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante de Deus.” (1 Timóteo 5:4). Mas  se essa viúva tem filhos, netos, então é a obrigação destes cuidar dela, mas se estes não forem cristãos e  não cumprirem com o seu papel, então a igreja à qual ela congrega a pegará para proteger e cuidar. Devemos respeitar, amar e cuidar dos nossos pais, mesmo porque o primeiro mandamento com promessa é o de honrar pai e mãe, e não existe cristão  que desrespeite ou não cuida dos seus pais, avós, e, se assim procedem, não podem ser chamados de cristãos. Não podemos ser hipócritas e tentar nos revestir com uma falsa espiritualidade, agindo com caridade com estranhos e deixando os nossos à mercê de outras pessoas. Primeiro devemos cuidar dos da nossa casa e depois cuidar dos outros. “Ora, a que é verdadeiramente viúva e desamparada espera em Deus, e persevera de noite e de dia em rogos e orações;” (1 Timóteo 5:5). Mas as viúvas das quais a igreja tem o dever, a obrigação de cuidar são as que realmente não têm  meios de sobrevivência ou não recebem cuidado dos parentes. O fator principal é que essa viúva viva  uma vida de santidade, ou seja, não ande procurando nenhum companheiro mais,  que busque cada dia mais a companhia do Senhor, que seja mulher de orações, e que sempre esteja disposta a ajudar as mais jovens ensinando-lhes como perseverar na Palavra de Deus. “Mas a que vive em deleites, vivendo está morta.” (1 Timóteo 5:6). Mas as viúvas que, após perderem seus maridos, vivem procurando novo marido, companheiro, vivem em namoro, essas  que não conseguem viver  para o Senhor simplesmente, ou que ainda são muito jovens, essas as igrejas não podem acolher, mas simplesmente pregar, ensinar para que elas se convertam realmente ao Senhor e vivam, pois muitas, após ficarem viúvas, acham que têm o direito de fazer tudo  e viver, só que não sabem que estão indo ao encontro da morte, pois o deleite da carne  é  a morte. Não que as viúvas jovens não tenham o direito de casar novamente, claro que têm e, fazendo isso, não pecam. O que acontece é que elas não têm direito de receber socorro material da igreja, e se ela estiver em devaneios e namoros  inconsequentes, com certeza está em pecado e desrespeito à Palavra de Deus, e está morta espiritualmente.
            “Manda, pois, estas coisas, para que elas sejam irrepreensíveis.” (1 Timóteo 5:7). Estes são mandamentos para  todos os que se dizem cristãos praticarem, e isso independentemente da posição que ocupem nas igrejas;  se queremos ser aprovados por Deus, devemos agir segundo os seus preceitos. “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.” (1 Timóteo 5:8). Mas os que não têm cuidado das suas viúvas, dos pais,   parentes desvalidos, deixando-os passar necessidades por qualquer desculpa, não adianta tentar se fantasiar de cristão, de pessoas tementes a Deus, porque não o são, e  esse procedimento é uma  negativa da fé no Senhor, na Palavra de Deus,  é pior do que o infiel.“Nunca seja inscrita viúva com menos de sessenta anos, e só a que tenha sido mulher de um só marido; Tendo testemunho de boas obras: Se criou os filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os aflitos, se praticou toda a boa obra.”(1 Timóteo 5:9-10). As viúvas que a igreja têm a obrigação de cuidar são as que têm mais de sessenta anos de idade e que viveram somente um casamento, mas as que  já experimentaram mais de um casamento não podemos permitir, mesmo que em ambos os casos seja por viuvez. Também devemos levar em conta o histórico, como foi o seu viver, se praticou o Evangelho, se era caridosa, honesta, se vivia de acordo com a Palavra de Deus. “Mas não admitas as viúvas mais novas, porque, quando se tornam levianas contra Cristo, querem casar-se; Tendo já a sua condenação por haverem aniquilado a primeira fé. E, além disto, aprendem também a andar ociosas de casa em casa; e não só ociosas, mas também paroleiras e curiosas, falando o que não convém.” (1 Timóteo 5:11-13).Já as que ficaram viúvas ainda jovens devem se casar e casar com um viúvo ou solteiro e continuar a vida na presença do Senhor, pois estas não podemos acolher, uma vez que até em virtude da própria  força da carne elas  vivem de maneira perigosa,   se desviando e desviando  homens e mulheres, e fazem muitas outras coisas contrária à palavra. Dizem-se dizem mulheres de oração, mas  com atitude mostram que são escravas do diabo, fazendo tudo o que  jamais poderiam fazer ou falar. “Quero, pois, que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa, e não deem ocasião ao adversário de maldizer; Porque já algumas se desviaram, indo após Satanás. Se algum crente ou alguma crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que se possam sustentar as que deveras são viúvas.” (1 Timóteo 5:14-16).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
                                    Pr.Henrique Lino 
Se você está passando por algum problema na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição 24 horas por dia para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual.
https://www.facebook.com/atalaiadedeus Skype: atalaiadedeus
Visitem nosso site(www.atalaiadedeus.com.br) - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo divulgar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração e oferta de amor. "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” II Co 9:7 Ofertar é um privilegio. Semeando qualquer valor você estará contribuindo com a expansão do Reino de Deus. Envie sua oferta em nome de 

MINISTÉRIO ATALAIA DO EVANGELHO DE DEUS
BANCO ITAU
AGENCIA: 1639 CONTA CORRENTE: 61520-0
Banco: CAIXA ECÔNOMICA
AGÊNÇIA: 1529 OPERAÇÃO: 022 CONTA POUPANÇA NÚMERO: 230-5
Você será um agente evangelizador deste Ministério.
Sua colaboração é muito importante para nós.

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c