Pular para o conteúdo principal

O NOVO NASCIMENTO

"E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.” (João 3:1-2)
            Esse fariseu que reconheceu Jesus como sendo Mestre, sabendo que ele era o Messias, não teve a coragem de declaradamente ir ao encontro Dele, durante o dia, mas foi às furtivas, às escondidas, até mesmo com medo das críticas e julgamento dos outros. Assim são muitos os que acreditam no Senhor, mas não o bastante para declararem a sua fé, pois assim como esse fariseu tem medo de assumir a sua fé, esses que, no trabalho, em casa, no convívio social, não assumem a sua fé são cristãos 007, ou seja, agente secreto, pois ninguém sabe. Essas pessoas  invalidam a fé, pois não creem o bastante na Palavra, que pode protegê-las; na verdade precisam nascer de novo. "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (João 3:3). Nascer de novo, deixar de lado as suas convicções religiosas, se converter, nascer em Cristo, ter coragem de assumir a nova paternidade, sua origem divina; o novo nascimento é quando não se tem como esconder, omitir a origem, mas, ao contrário, ter orgulho de falar da sua origem, ser cristão. Os nascidos de novo são reconhecidos em toda parte, pois o compromisso deles é com o Senhor e não com o mundo. "Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?” (João 3:4). Assim como esse fariseu não entendia o novo nascimento, muitos também não o entendem, acham que basta falar que amam Jesus, ou ir a igrejas, às vezes, e fazer oração pedindo algo, que basta fazer caridade, ou outra coisa qualquer e já se transformam em filhos e filhas de Deus, e não é assim. "Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” (João 3:5). O novo nascimento se dá quando acontece o batismo por imersão, quando há o reconhecimento dos pecados e a sepultação do velho homem, da velha mulher, e, para que isso aconteça de fato, a pessoa tem que estar convicta  de querer uma nova vida, querer ser recriada em Cristo. Quando isso acontece, existe a conversão e não se pode esconder a fé.
            "O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.” (João 3:6-7). Quando nascemos, somos somente seres carnais. Por tal motivo, não pode nem se justifica batismo de criança, já que ela não entende nada do que está acontecendo. Assim, o batismo tem que acontecer depois de a pessoa ser adulta, quando tem conhecimento e, com espontaneidade, aceita ser recriada em Cristo. Quando alguém confessa e aceita no coração o Senhor e se converte, não esconde, ao contrário sente alegria em saber que pertence ao Reino de Deus, e, portanto não se preocupa com críticas ou julgamentos humanos. "O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.” (João 3:8). Quem é nascido de novo já não tem controle da sua vida carnal, pois passa a ser guiado pelo Espírito, e assim seus interesses são outros, vivem no espírito e já não fazem mais a vontade da carne, os desejos humanos. Todos os que ainda vivem preocupados com os desejos e vontades mundanas e carnais podem até ter confessado com a boca o nome do Senhor, inclusive passado em um suposto batismo, mas não se converterem nem nasceram de novo."Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso? Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto? Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho. Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais? Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no  céu.”(João 3:9-13). Não há sabedoria humana que possa entender isto, pois as coisas de Deus se discernem espiritualmente, a maioria das pessoas não entende as leis de Deus exatamente por ser  ligada às coisas materiais, viver no mundo e querer adaptar as leis de Deus às suas vontades e desejos carnais. O novo nascimento, a conversão significa o rompimento com as coisas do mundo, quando se valoriza o Reino de Deus e não se deseja mais o reino terreno.
            "E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:14-15). Jesus foi crucificado e entregou a sua vida para que todos pudessem ter  vida eterna. Ele abriu a porta para todos os que quiserem entrar, mas  a maioria não a tem aceitado, não tem concordado, pois, para entrar,  tem que se converter, aceitar as leis do Reino, viver aqui por elas, tem que nascer de novo. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16). Foi amor a maior prova que Deus deu por nós, pois com o pecado de Adão estávamos afastados, desligados  do Senhor e submissos à vontade do diabo, mas  o Senhor  elaborou um plano para nos resgatar, e para isto teve que sacrificar seu único Filho; por isso Deus  não tolera quem não valoriza esse sacrifício, quem vive em desobediência. "Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (João 3:17-18).Crer é submeter, é viver e praticar o que Ele diz sabendo que é a verdade. Jesus veio para nos salvar, se crer,  viveremos segundo as suas determinações, as quais não são difíceis e estão ao alcance de todos, pois estão na Palavra, na nossa Bíblia. "E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.” (João 3:19). Quando se ama o mundo, os bens materiais e as coisas e não se pratica a Palavra do Senhor, então ela está sendo rejeitada, e rejeição é sinônimo de condenação eterna. "Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.” (João 3:20-21).

Leiam e pratique a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
             Pr.Henrique Lino
Se você está passando por algum problema na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição 24 horas por dia para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual.
https://www.facebook.com/atalaiadedeus Skype: atalaiadedeusVisitem nosso site(www.atalaiadedeus.com.br) - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo divulgar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração e oferta de amor. "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” II Co 9:7 Ofertar é um privilegio. Semeando qualquer valor você estará contribuindo com a expansão do Reino de Deus. Envie sua oferta em nome de 
MINISTÉRIO ATALAIA DO EVANGELHO DE DEUS
BANCO ITAU
AGENCIA: 1639 CONTA CORRENTE: 61520-0
Banco: CAIXA ECÔNOMICA
AGÊNÇIA: 1529 OPERAÇÃO: 022 CONTA POUPANÇA NÚMERO: 230-5
Você será um agente evangelizador deste Ministério.
Sua colaboração é muito importante para nós.

 

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c