Pular para o conteúdo principal

CASAMENTO E FAMÍLIA

"Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.” (Efésios 5:22-23)

            Deus criou o mundo e tudo o que nele há; criou o ser humano e também leis claras que, se praticadas, as pessoas desfrutarão de vida longa e de paz nas abundâncias do Senhor. O Senhor determinou que se cumprissem os preceitos sobre o casamento, para que se desfrutasse de um lar, uma família abençoada e próspera. Sabemos que a família se inicia não com o nascimento de filhos, mas quando acontece o casamento de fato e de direito. Quando isso acontece, tanto o homem quanto a mulher devem estar cientes das suas responsabilidades, sabendo que o homem é o chefe de família, é o cabeça da casa, ou seja,  é sua responsabilidade ser o provedor principal, é quem protege, orienta e aconselha. Todas as decisões têm que obrigatoriamente passar por ele, a não ser quando transfere, orienta sobre determinado caso  a esposa a agir. Deus compara a relação de marido e mulher com Jesus e a sua igreja. Quando a igreja obedece, ama e pratica os ensinamentos de Jesus, vive bem e próspera no caminho da salvação, mas quando é rebelde, criando e vivendo preceitos de homens e doutrinas várias, experimenta fracasso, dores, sofrimentos e o caminho da morte eterna. Um casamento feliz é aquele em que a esposa sabe dar honra ao seu marido, respeitando-o como líder. "De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.” (Efésios 5:24). As mulheres que tragam os problemas e as soluções para que, junto com o marido, as solucionem,  e nunca de maneira alguma tomem decisões sozinhas, isoladas, para só depois  comunicá-las ao marido, pois  sabemos  que em todas as casas, lares, em que a mulher procura se levantar como líder, chefe de casa, vemos a derrota, e não raro termina em adultério e divórcio, além de brigas e desavenças. Devemos simplesmente concordar em aceitar as leis de Deus, independentemente de concordarmos com elas ou não, pois com certeza Ele sabe o que é melhor para todos, e sabemos que as mulheres foram criadas para receber atenção, cuidados e carinhos, além da proteção do seu marido.
            "Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,”(Efésios 5:25-26). Os maridos têm obrigação, dever de amar as esposas dedicando-lhes atenção, respeito, carinho e tudo o mais, e uma forma excepcional de amor,  assim como Jesus amou a igreja, o povo, e se entregou para sofrer, ser humilhado, espancado, preso, crucificado e morto por amor, assim com igual amor os homens devem amar as suas esposas. Os maridos devem entender e compreender as suas esposas, sabendo a força e as fraquezas delas, sabendo suas limitações, não procurando ser igual, mas amando, protegendo e entendendo as diferenças de reações e pensamentos. Amar ao ponto de, se necessário for, entregar a sua própria vida para proteger a sua esposa. Isso não é cavalheirismo, mas obrigação e mandamento do Senhor, e sabemos que, agindo sempre em conformidade com os preceitos do Senhor, a felicidade reina no lar. "Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.”(Efésios 5:27). As pessoas têm que aprender  a conhecer a seriedade do casamento, os homens  saber que, ao casar, assumem  a  total responsabilidade física, espiritual e material pela esposa, a qual devem tratar bem, com respeito e muito amor, que jamais podem desprezá-la, ofendê-la, humilhá-la, nem concordar com divórcio, com separação, pois Deus, Jesus não concorda em se separar de nós, Ele se deu por nós, então os maridos devem se dar pelas esposas. Não quer dizer que existam esposas perfeitas, nem maridos, mas Jesus se deu por uma igreja imperfeita e cheia de erros. Portanto, devem a todo o tempo saber que existe uma união total a qual nunca será desfeita em vida; que aquela que escolheu para ser sua esposa (pois Deus não escolhe marido ou esposa para ninguém) se fez carne da sua carne. "Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.” (Efésios 5:28). Assim  como os homens não gostam de ser feitos de bobos, tolos, ser ofendidos, traídos, enganados, maltratados, também não podem fazer o mesmo com as esposas, porque amar a esposa  é amar a si mesmo, e  ferir a esposa de qualquer maneira é ferir  a si mesmo. O amor  do marido para com a esposa deve ser o mesmo que ele dedica a si mesmo, sem reservas e sem medos, tem que ser um amor pleno, completo, tolerante,  compassivo.
         "Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.”(Efésios 5:29-30). Não é relacionamento de namorados, noivos, ou um relacionamento de prostituição, fornicação, mas casamento de homem e mulher, pois somente estes são considerados por Deus, e a prioridade nem é o casamento na igreja, mas em cartório, no civil, quando realmente, segundo as leis, podem se identificar como casados. Jesus veio para cumprir a lei. Quando existe o casamento de fato e de direito na terra, é sancionada no céu, e então Deus os une para sempre, aquelas duas pessoas estarão unidas até morte, e, portanto, já não são mais duas pessoas e sim uma. Por esse motivo que é impossível a separação, por esse motivo que para o Senhor não existe divórcio, separação, pois sempre estarão unidos por terem a mesma carne, terem os mesmos ossos, e, quando se envolvem em outro relacionamento, estão em adultério, prostituição. "Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.” (Efésios 5:31).Deus transforma duas pessoas em uma somente através do casamento,  ninguém é uma pessoa com o filho, pai, mãe, irmãos, mas somente com marido e mulher. Portanto, Deus sempre vai olhar para os dois juntos, e nunca em separado. Assim como a Palavra diz, é impossível separar o que Deus uniu; não existe divórcio, e essa ação legal, judicial nada serve para o Senhor, somente como um ato de rebeldia aos seus preceitos. "Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.” (Efésios 5:32).  É um grande mistério o amor de Cristo e a igreja, assim também sobre o casamento."Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.”(Efesios 5:33).
Leiam e pratiquem a Biblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
                              Pr.Henrique Lino 
Se você está passando por algum problema na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição 24 horas por dia para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual.
https://www.facebook.com/atalaiadedeus Skype: atalaiadedeusVisitem nosso site(www.atalaiadedeus.com.br) - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo divulgar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração e oferta de amor. "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” II Co 9:7 Ofertar é um privilegio. Semeando qualquer valor você estará contribuindo com a expansão do Reino de Deus. Envie sua oferta em nome de 
MINISTÉRIO ATALAIA DO EVANGELHO DE DEUS
BANCO ITAU
AGENCIA: 1639 CONTA CORRENTE: 61520-0
Banco: CAIXA ECÔNOMICA
AGÊNÇIA: 1529 OPERAÇÃO: 022 CONTA POUPANÇA NÚMERO: 230-5
Você será um agente evangelizador deste Ministério.
Sua colaboração é muito importante para nós.

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c