Pular para o conteúdo principal

A GRAÇA OU A LEI?

"Naquele tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer." (Mateus 12.1)
Jesus caminhando de uma cidade a outra, evangelizando, pregando o Reino de Deus, operando milagres, maravilhas e prodígios, passou em frente a uma plantação, e, como estava com fome, os seus discípulos apanharam espigas e comeram. Nada mais normal, mesmo por que apanhar espigas para se alimentar ali na hora, não era considerado crime pela lei de Moisés, o que era considerado errado pela antiga lei era trabalhar no dia de sábado, porque Deus tinha mandado Moisés instituir o sábado como dia do Senhor, como dia de descanso, proibindo qualquer trabalho. O Senhor havia instituído esta lei para que o povo que estava saindo da escravatura no Egito e não conheciam descanso, aprendessem a obedecer ordens Dele.
"E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado.” (Mateus 12.2). Os fariseus, religiosos da época logo criticaram, ou melhor, vieram a Jesus acusar os seus discípulos, assim como o diabo sempre vai até Deus acusar, ou melhor, tentar acusar os filhos do Senhor. Ele sempre procura usar a Palavra para acusar, assim como usou as Escrituras para tentar a Jesus no deserto, e faz o mesmo nos dias de hoje. Porém, o Senhor Jesus, conhece o papel do inimigo, que é de acusador, que sempre tentará mostrar erros e falhas, tentando anular a graça de Deus.
"Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam?” (Mateus 12.3).Jesus respondeu a estes fariseus dentro da Palavra, usando as Escrituras, a historia de Israel. Trouxe à memória deles o fato de quando Davi fugia da frente de Saul, indo ao sacerdote e recebendo os pães da preposição para alimentar a si e aos seus companheiros, além de pegar a espada de Golias que se encontrava guardada ali. Jesus faz com que se lembrem deste fato e percebam que, em nenhum momento houve condenação ou reclamação do Senhor Deus por isto; portanto, se Deus não condenou a Davi e os seus por terem se alimentado de um alimento consagrado, por que iria condenar agora, se aqueles estavam se alimentando por também terem fome?
"Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes?” (Mateus 12.4). O que Deus nos cobra é a obediência, o respeito aos seus preceitos, nosso amor verdadeiro, e é exatamente por amar o povo que era escravo, que instituiu o dia de sábado como o dia de descanso, o Dia do Senhor, porque este povo não estava acostumado a descansar e, portanto, teria vida curta, além de sofrer muito. A fim de evitar tudo isto que foram criadas estas e outras leis.
"Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a fornicação, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.” (1 Coríntios 6.13). A função do alimento é alimentar todos os dias.
"Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?” (Mateus 12.5).Jesus mostrava os sérios pecados e erros que os líderes religiosos cometiam nos sábados. Os sacerdotes não agiam corretamente em relação a oferecer os holocaustos nos sábados, quando tinham que sacrificar cordeiros perfeitos e sem manchas. Não cumpriam os mandamentos do Senhor em relação a santificação do templo, ou seja, Jesus estava mostrando os pecados deles e dos seus lideres, falhas que eram muito sérias e não somente sobre a alimentação daquele dia.
"Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo.” (Mateus 12.6) Jesus é Deus, e mostrou que Ele era muito maior do que as igrejas, os templos de pedras e tijolos. Ele estava revelando Sua autoridade.
"Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.” (Mateus 12.7).Jesus não quer nenhum sacrifício nosso, Ele quer obediência, misericórdia, amor, e portanto, não quer ou deseja que ninguém sofra ou passe necessidades à despeito de estar obedecendo a Ele.
"Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.” (Mateus 12.8). Ele é o Senhor todo poderoso, não somente aos sábados, pois todos os dias são Dele, e Ele não deseja nem pede sacrifícios, quer somente obediência, pois, Ele, é a Graça, o favor imerecido, e tudo se encerra Nele, todas as leis, foram simplesmente protecionistas e sombra do que havia de vir.
"Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos." (Oséias 6.6). E mais: "Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.” (Mateus 9.13)
Leiam e pratiquem a Bíblia.
Que Deus os abençoe.
Um abraço.
Pastor Henrique Lino
Se você está passando por algum problema na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou até mesmo em processo de separação, divorcio, traído(a), abandonado(a),entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição 24 horas por dia para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 
Fale Conosco TEL: (31) 3568.1077CEL TIM: (31) 93428855 OI 31-88172771 VIVO 31-98004621 CLARO 31-82134027FAX(31)2565.4577 E-MAILS  ,MSN, E, Orkut: (ministerioatalaiadedeus@hotmail.com) BLOG http://ministerioatalaiadedeus.blogspot.com/Visitem nosso site(www.atalaiadedeus.com.br) - O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo divulgar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos, oração e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração e oferta de amor. "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” II Co 9:7 Ofertar é um privilegio. Semeando qualquer valor você estará contribuindo com a expansão do Reino de Deus. Envie sua oferta em nome de 
MINISTÉRIO ATALAIA DO EVANGELHO DE DEUS
BANCO ITAU
AGENCIA: 1639 CONTA CORRENTE: 61520-0
Banco: CAIXA ECÔNOMICA
AGÊNÇIA: 1529 OPERAÇÃO: 022 CONTA POUPANÇA NÚMERO: 230-5
Você será um agente evangelizador deste Ministério.
Sua colaboração é muito importante para nós.

Comentários

Postagens Mais Acessadas

FOME DA PALAVRA.

Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8.11)              Temos um grande número de pessoas que buscam as igrejas somente para ouvir palavras de consolo, incentivo, ou bênçãos, pessoas estas que decoram alguns versículos e se pauta por eles, e exigem as suas bênçãos, e isto com respaldo, uma vez que pregadores estão distribuindo, ou vendendo bênçãos, prosperidade e tranqüilidade. Estas pessoas não querem saber de ouvir a verdade, não querem saber de obediência, querem salvação, e bênçãos somente por ir a igrejas. Chegará o dia que irão querer ouvir a palavra verdadeira e não acharão, não encontrarão a verdade, somente as mentiras, e engano como já existem muitos por ai.  “E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, e não acharão.” (Amós 8.12)  As pessoas viajarão de um país a outro tentando encontr

RAÇA DE VÍBORAS? QUEM SÃO?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?(Mateus 3. 7)            Aqui vemos como João Batista pregava, como ele falava e exortava para que os mesmos abandonassem os pecados e a religiosidade, muitos não gostavam porque achavam a pregação dura, mas João é aquele que foi enviado para preparar o caminho para Jesus, é o qual o Senhor testemunhou dele.  “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)  João Batista não ficava alisando ego, não prometia bênçãos sem fim, nem mesmo prosperidade, mas chamava ao arrependimento. Ele não concordava com o fato de pecadores contumazes irem buscar somente o batismo com ele, ouvir a pregaçã o curta e direta dele, porém continuarem nos erros, nos pecados. Da mesma maneira existem hoje milhares de pessoas que gostam de ir à igrejas, de falarem

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve. (Malaquias 4.1)                  Veja que a palavra de Deus chama a nossa atenção para que observemos as pessoas, que teme ao Senhor e as que não temem; devemos observá-las pela forma como vivem como enfrenta os problemas quando surgem, como educa e trata os seus familiares, e principalmente como reage diante do inesperado. Pois o mal vem sobre os justos e injustos, sobre bons e mal.  “Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.”(Mateus 5.45)  Mas a diferença é exatamente como encaramos, pois se somos Justos, somos tementes e praticante da palavra, usaremos o nome e o poder do nome de Jesus e mandaremos o mal embora; e  também por maior que sej a o problema que estamos atravessando,   sabemos que vai passar logo, e temos paz, não perdemos a paz, e não nos desesperamos, pois a nossa c